Representações do outro: estudo com imagens em livros didáticos

Luciana Coutinho Souza, Maria Ogécia Drigo

Resumo


O contexto dessa pesquisa vem da interseção entre Comunicação e Educação. Do lado da Comunicação, enfatizamos a presença da imagem enquanto representação visual, compondo as mais diferenciadas linguagens. Pela natureza ecológica de sua construção, as imagens estabelecem correspondências sociais e naturais, o que favorece interações percebidas também no ambiente educacional. Assim, a interface com a Educação se faz. Considerando o fato de o livro didático poder estar entre os meios responsáveis por propagar mensagens que envolvam a alteridade, interessava-nos compreender o tratamento dado ao “outro” inscrito em suas representações visuais. Se elas favoreciam a construção de ambientes que propiciassem a coexistência ou o contrário. De modo geral, os muitos ‘outros’ que se apresentaram nesse material didático se posicionaram com as nuances de proximidade que a classificação do modo de estar com o outro propiciam. A solidariedade é, enfim, a modalidade que prepondera.

Palavras-chave


Comunicação; Educação; Alteridade; Representação visual; Livros didáticos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1308

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Conceito A2, Qualis Capes

E-ISSN 1808-2599

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia