Pierre Bourdieu e o Campo da Comunicação Brasileira: uma perspectiva dos modos de apropriação

  • Luis Felipe Rosa Oliveira
  • Dalton Lopes Martins
Palavras-chave: Pierre Bourdieu. Comunicação. Apropriação Conceitual

Resumo

Este artigo propõe pesquisar sobre Pierre Bourdieu na comunicação brasileira, em busca de entender como os estudos em comunicação no Brasil, o então objeto de pesquisa, se apropriam do sistema teórico metodológico de Bourdieu, motivado pelas hipóteses de que essa apropriação se dá de maneira descontextualizada, e que sua teoria é aplicada sem a relação que devidamente a estrutura. Sendo assim, a partir da frequência e correlação dos principais termos da teoria, Campo, Capital e Habitus, e com a leitura dos três artigos de maior apropriação efetiva, são corroboradas as hipóteses inicialmente levantadas para a maioria (88,44%) dos artigos 67 analisados.

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Publicado
24-07-2018
Como Citar
Oliveira, L. F., & Martins, D. (2018). Pierre Bourdieu e o Campo da Comunicação Brasileira: uma perspectiva dos modos de apropriação. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ec.1431
Seção
Ahead of Print