Em busca do reconhecimento midiático: a autorrealização do sujeito na sociedade midiatizada

Palavras-chave: reconhecimento, subjetividade, Mídia

Resumo

Este artigo sugere que a crescente presença das mídias nos processos de criação de intimidade, conquista de estima social e relacionamento do indivíduo com o mundo gera impacto nos modos como este indivíduo quer ter sua subjetividade reconhecida pelos outros. Considerando a importância que as mídias, especialmente as mídias sociais, vem adquirindo nos processos de transformação social, este trabalho propõe que novos modos de reconhecimento, agora atravessados por práticas que ocorrem em plataformas digitais de comunicação, também estejam se consolidando. Em suma, propõe-se analisar o desenvolvimento de um tipo de habitus ligado ao desejo de ser reconhecido através da mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Campanella, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
Pós-doutor pelo Departamento de Mídia e Comunicação da London School of Economics/LSE (2017), doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2010), mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, University of London (2002). Atualmente é professor do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, ambos da Universidade Federal Fluminense.
Publicado
21-12-2018
Como Citar
Campanella, B. (2018). Em busca do reconhecimento midiático: a autorrealização do sujeito na sociedade midiatizada. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ec.1499
Seção
Ahead of Print