Direitos Autorais

A submissão de originais na E-Compós implica na transferência, por autoras e autores, dos direitos de publicação impressa e digital dos textos.

Os direitos autorais pertencem a quem os submete ao sistema, mas restam ao periódico os direitos referentes à primeira publicação dos textos. Desta forma, quando forem utilizados os conteúdos em outras publicações, deve-se indicar claramente a E-Compós como o meio da publicação original.

A E-Compós é um periódico de acesso aberto, e não cobra taxas para publicação ou leitura dos artigos que publica. Do mesmo modo, autoras e autores que publicam seus textos na revista não recebem qualquer remuneração ou vantagem financeira por isso. A revista incentiva a ampla circulação e o uso gratuito dos artigos publicados, sobretudo em aplicações educacionais, científicas, e não-comerciais, desde que citada a fonte. Entende-se como autora dos originais toda pessoa que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da reflexão teórica, da análise e interpretação dos dados e da redação final do texto apresentado. Ao submeter originais para publicação na E-Compós, autoras e autores concordam com os seguintes termos:

a) Autora, autor e autores mantêm os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na E-Compós implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamentos;

b) Ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade de quem assume sua autoria, não refletindo, necessariamente, conceitos e opiniões da E-Compós

c) Após a publicação na E-Compós, autora, autor e autores podem assinar e assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação de seu trabalho por outros meios, como por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro. A menção aos créditos da publicação originais são obrigatórios;

d) A E-Compós autoriza e estimula a distribuição de arquivos e links dos artigos publicados para fins de difusão e divulgação científica.

Os direitos de licenciamento utilizados pela E-Compós estão previstos na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais), desde que dado os devidos créditos aos autores dos artigos.

Esta Política de Direitos Autorais estará visível e disponível também no sistema da E-Compós no momento de submissão de artigos. Para submeter originais, autora, autor e autores devem declarar sua concordância e aceitação dos termos desta Política de Direitos Autorais.

Confira também as seções Cuidados Éticos, Código de CondutaPrivacidade e Conflito de Interesses.