Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • No ato de submissão do manuscrito, o autor deve fornecer, obrigatoriamente, seu número ORCID (orcid.org). A Revista E-Compós está buscando se adequar a este critério e implementando a indicação de contribuição de cada autor para as próximas edições
  • No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional completa serão preenchidas em espaços próprios do sistema e não devem constar no corpo do texto, o qual será enviado para avaliação cega dos pares. Tampouco serão aceitas quaisquer outras referências que permitam ao avaliador inferir indiretamente sobre a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pelos editores. No caso de artigos com mais de dois autores, deve ser incluída nota ao editor informando a contribuição de cada autor na pesquisa e no desenvolvimento do manuscrito. Caso o trabalho seja recomendado para publicação, a informação será agregada como nota de fim do texto e vinculada aos nomes dos autores.
  • Orientações de formatação do texto:

    O artigo apresentado deve seguir as normas mais recentes da ABNT. O texto deve ser digitado em processador de texto Word, página em formato A4, margens (esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm), fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, espaçamento 1,5 e primeira linha do parágrafo a 1,25 cm.
    Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente.
    O texto deve contar, ainda, com o mínimo de 30.000 e o máximo de 55.000 caracteres, considerados os espaços em branco, os resumos, as referências bibliográficas e as notas de esclarecimento.
    O título do artigo deve ter no máximo 15 palavras.

    Título do artigo em português:

    Fonte Times New Roman 14, em negrito, alinhado à esquerda, sem ponto final.

    Agradecimentos:

    São opcionais e devem ser mencionados como nota de rodapé vinculada ao título e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

    Titulação/Filiação:

    Não devem ser incluídas no manuscrito de submissão e sim por meio dos metadados do processo de submissão. Até 200 caracteres por autor.

    Resumo:

    Em Times New Roman, negrito, corpo 12, espaço simples alinhado à esquerda.
    O resumo deve conter entre 500 a 700 caracteres (com espaços); explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada, destacando o objeto de estudo; principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários.

    Palavras-chave:

    Indicar de três a cinco palavras-chave, apontando o campo semântico da pesquisa, do ponto de vista do tema, da metodologia e do corpus estudado. As palavras devem estar separadas por ponto e iniciando com letra maiúscula. Fonte Times New Roman 12, espaço simples, alinhado à esquerda.

    Introdução e entretítulos:

    Sem numeração, Times New Roman em negrito e corpo 12, espaço 1,5, alinhado à esquerda.
    A introdução deverá apresentar o problema e as questões que conduzem a investigação, os objetivos deverão estar claros e de acordo com o que está apresentado ao longo do artigo, e deverá ser feita menção à metodologia utilizada para a investigação.

    Siglas:

    Use a forma completa do nome de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas por suas siglas na primeira ocorrência e, subsequentemente, basta usar a sigla, por exemplo, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    Palavras grifadas:

    Termos estrangeiros e títulos de livros, jornais, revistas, filmes, programas de televisão, etc., devem ser marcados em itálico.

    Números:

    Números de um a dez devem ser escritos por extenso.

    Citações:

    Cada referência textual deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do corpo do texto. Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão presentes nas referências finais.

    As citações, no corpo do texto, devem ser feitas em língua portuguesa. No caso de citações em outras línguas, o autor deve traduzir e indicar (Tradução nossa). A citação no idioma original deve ser inserida como nota de rodapé com a indicação (No original).

    Exemplos de citações:

    - Indireta no corpo do texto, um autor (SOBRENOME, ano)

    - Indireta no corpo do texto, autores e obras distintas (SOBRENOME, ano; SOBRENOME, ano).

    - Indireta no corpo do texto, dois autores de uma obra (SOBRENOME; SOBRENOME, ano).

    - Direta até três linhas “A revista E-Compós é a publicação científica em formato eletrônico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)” (SOBRENOME, ano, p. 00).

    - Direta até três linhas com grifo do autor ou grifo nosso “A revista E-Compós é a publicação científica em formato eletrônico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)” (SOBRENOME, ano, p. 00, grifo nosso).

    - Ao omitir parte de citação direta “[...] é a publicação científica em formato eletrônico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Lançada em 2004, tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores [...] do exterior” (SOBRENOME, ano, p. 00).

    - Direta destacadas do corpo do texto (mais de três linhas)

    Utilize fonte Times New Roman 10, espaço simples, justificado, com recuo de parágrafo à esquerda de 4 cm. A revista E-Compós é a publicação científica em formato eletrônico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Lançada em 2004, tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de comunicação, inseridos em instituições do Brasil e do exterior (SOBRENOME, ano, p. 00).

    Ilustrações, tabelas e quadros:

    Devem ter um número em algarismo arábico, sequencial, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.

    Além de inseridos no texto, as figuras devem ser encaminhadas como documentos suplementares pelo sistema de submissão da revista em formato JPG com resolução de 300 dpi. Tabelas e Quadros deverão ser realizadas no próprio word de modo que possam ser editáveis.
    Serão permitidas apenas 4 imagens por artigo.

    Referências:

    Times New Roman, negrito 12, espaço 1,5, alinhado à esquerda, sem numeração. Em livros com título e subtítulo, utilize negrito apenas no título. As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética, seguindo a normalização da NBR 6023 (ABNT), que deverá ser consultada para outros tipos de documentos não exemplificados.

    Exemplos de referências:

    Livros com 1 autor

    AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano.

    BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

    Diferentes livros de um mesmo autor, a partir da segunda referência o nome deve ser substituído por um traço correspondente a 6 espaços.

    GOMBRICH, E.H. Art and illusion: a study in the psychology of pictorial representation. New York: Princeton University Press, 1959.

    ______. Image and word in 20th century art”. Word and image. New York: Princeton University Press, 1985.

    Livros com 2 autores

    AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editora, ano.

    BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 28.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

    Livros com 3 autores

    Nomes dos três autores, separados por ponto e vírgula. Título. Local: Editora, ano.

    CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Effective Public Relations. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985.

    Livros com mais de 3 autores

    Apenas o nome do primeiro autor, seguido da expressão et al. Título. Local: Editora, ano.

    FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1990.

    Livros com organizadores, coordenadores

    ORGANIZADOR ou COORDENADOR (Org.) Título. Local: Editora, ano.

    MELO, José Marques de (Org.). Comunicação comparada: Brasil/Espanha. São Paulo: Loyola, 1990.

    Partes de livros com autoria própria

    AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada.

    ESTEINOU MADRID, Javier. As tecnologias de comunicação e a transformação do estado capitalista. In: FADUL, Ana Maria (Org.). Novas tecnologias em comunicação. São Paulo: Summus, INTERCOM, 1986. 250 p. 123-126.

    Trabalhos de eventos

    AUTOR. Título do trabalho de evento: subtítulo do trabalho de evento (se houver). Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada, ano.

    FRANCO, Antônio. A imprensa e a Europa 92. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISMO, 2., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IBM do Brasil, p.10-35, 1990.

    Artigos de revistas/periódicos

    AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

    KARAM, Francisco. O presente possível do jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 75-81, 2005.

    Documentos eletrônicos online

    AUTOR. Título. data. Disponível em: Acesso: em dd/mm/aaaa.

    ALVES, Castro. Navio negreiro: Virtua Books, 2000. Disponível em: http://www.navionegreiro.org.br Acesso em: 10 jan. 2002.

    Artigos de jornais

    AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno.

    CAMPOS, Rogério de. Exposição traz ao Brasil de J. Carlos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 abr. 1991. Ilustrada, p.1.

    Imagem em movimento

    TÍTULO. Subtítulo. Direção/Realização: Produtora: País, ano. Suporte em unidades físicas (duração em minutos), som, cor. Largura em milímetros. Título original. Legenda.

    BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produtora: Warner Brothers. Estados Unidos, 1991. 1 DVD (117 min).

    Programas de rádio e televisão

    TÍTULO. Apresentador. Local: Emissora, data (dia, mês e ano), horário. Duração. Entrevistado.

    CARA a Cara. Apresentado por Marília Gabriela. São Paulo: Rede Bandeirantes de Televisão, 21 abr. 1991, 22 h. Duração 60 min. Entrevista com Rita Lee.

    Título em inglês:

    Abstract
    Times New Roman, negrito, tamanho 12, espaço simples, alinhado à esquerda.

    Keywords
    Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3.

    Título em espanhol:

    Resumen
    Times New Roman, negrito, tamanho 12, espaço simples, alinhado à esquerda.

    Palabras clave
    Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3.

Diretrizes para Autores

A E-Compós aceita artigos inédito e originais, em língua portuguesa, inglesa e espanhola, sobre comunicação e áreas afins, de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior. São aceitos artigos de doutores. Doutorandos e mestrandos somente em co-autoria com doutores. Trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos são considerados inéditos, desde que os manuscritos obtenham adequações como resultado das discussões sobre os trabalhos. Caso a primeira versão do texto tenha sido publicada em anais, a informação deve ser incluída nos metadados de submissão. Novas revisões podem ser solicitadas pela revista com base nas avaliações por pares. Traduções não são consideradas inéditas. Os textos são recebidos em fluxo contínuo e podem ser publicados em até um ano após a submissão. Após a publicação de um artigo, o autor, independente da ordem de co-autoria, não poderá submeter novamente para a revista antes do intervalo de dois anos contados a parir da úlltima publicação. Casos excepcionais serão avaliados pela comissão editorial.

 

É obrigatório fornecer o número do Orcid no preenchimento dos metadados de todos os autores. 

Ahead of Print

Trabalhos aprovados para publicação, mas sem volume e número definido.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.