Do engajamento à desmobilização

dinâmicas dos debates on-line sobre vacinas durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2772

Palavras-chave:

Redes Sociais, Engajamento, Covid-19, Vacina, Análise de Conteúdo

Resumo

A pandemia da COVID-19 é um evento sanitário e social dinâmico, que requer observação contínua. Aqui, examinamos os 100 links de maior engajamento nas redes sociais em 2022 com a palavra-chave “vacina”, comparando-os com dados de 2020 e 2021. A partir da análise de conteúdo, classificamos os dados em seis categorias: engajamento, tema, acurácia, posicionamento, cálculo de risco e tipo de veículo. Os resultados confirmam a tendência de queda no engajamento total e na presença da desinformação, percebida desde 2021. A análise cronológica sugere que os temas de maior engajamento estão diretamente relacionados às distintas fases da pandemia no Brasil, influenciando e sendo influenciados por elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Medeiros, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Igor Waltz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde/Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista do Programa Pós-Doutorado Nota 10 (PDR10) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).

Luisa Massarani, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora na Área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz (COC/Fiocruz). Bolsista de produtividade 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Referências

AGUIAR, P. Bolsonaro questiona interesse de “tarados” por vacina para crianças. R7 Notícias, 6 jan. 2022. Disponível em: <https://noticias.r7.com/brasilia/bolsonaro-questiona-interesse-de-tarados-por-vacina-para-criancas-29062022>. Acesso em: 12 abr. 2023.

ALCÍBAR-CUELLO, J. M. La pandemia de la COVID-19 como debate público: el caso español. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social “Disertaciones”, v. 14, n. 2, p. 1-21, 2021.

ANSA BRASIL – Agência de Notícias Italiana. COVID: estudo italiano aponta que 3º dose da vacina oferece 95% de proteção. Viva Bem, 5 fev. 2022. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/ansa/2022/02/05/covid-estudo-italiano-aponta-que-3-dose-da-vacina-oferece-95-de-protecao.htm>. Acesso em: 12 abr. 2023.

ANTICORPOS QUINTUPLICAM COM a quarta dose da vacina contra COVID-19, diz estudo. Jovem Pan Notícias, 4 jan. 2022. Disponível em: <https://jovempan.com.br/noticias/mundo/anticorpos-quintuplicam-com-a-quarta-dose-da-vacina-contra-covid-19-diz-estudo.html>. Acesso em: 1 fev. 2023.

ANÚNCIO DA INCLUSÃO de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19. Brasília: Ministério da Saúde, jan. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/janeiro/ministerio-da-saude-inclui-criancas-de-5-a-11-anos-na-campanha-de-vacinacao-contra-a-covid-19/recomendacoes-da-inclusao-de-criancas-de-5-a-11-anos-no-pno.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BERMAN, J. M. Anti-Vaxxers: How to Challenge a Misinformed Movement. Cambridge: MIT Press, 2020.

BORGES, P. Agência europeia aponta nova reação à vacina AstraZeneca. Pleno News, 17 jan. 2022. Disponível em: <https://pleno.news/brasil/politica-nacional/agencia-europeia-aponta-nova-reacao-a-vacina-astrazeneca.html>. Acesso em: 1 fev. 2023.

BREEN, L. J. Grief Loss and the COVID-19 Pandemic. Australian Journal of General Practice, v. 49, p. 1-2, 2020.

BROWN, A. et al. Vaccine Confidence and Hesitancy in Brazil. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 9, e00011618, 2018.

BRUNS, A.; HIGHFIELD, T. Is Habermas on Twitter? Social Media and the Public Sphere. In: BRUNS, A. et al. (Orgs.) The Routledge Companion to Social Media and Politics. Nova York: Routledge, 2016. p. 56-73.

CONASS – Conselho de Secretários de Saúde. Casos e Óbitos COVID-19. Painel Nacional COVID-19, on-line. Disponível em: <https://www.conass.org.br/painelconasscovid19>. Acesso em: 8 maio 2023.

DÍAZ-MORENO, N.; JIMÉNEZ-LISO, M. R. Las controversias sociocientificas: temáticas e importancia para la educación científica. Revista Eureka, v. 9, n.1, p. 54-70, 2012.

FUCHS, C. Mídias sociais e a esfera pública. Contracampo, v. 34, n. 3, 2015.

GAMBA, E.; RIGHETTI, S. Nem metade das crianças de 5 a 11 anos tem vacinação completa contra COVID no país. Folha de S.Paulo, 30 set. 2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2022/09/nem-metade-das-criancas-de-5-a-11-anos-tem-vacinacao-completa-contra-covid.shtml>. Acesso em: 13 abr. 2023.

HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. São Paulo: Unesp, 2014.

HORTAL, M.; DI FABIO, J. L. Rechazo y gestión en vacunaciones: sus claroscuros. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 43, p. 5-80, 2019.

HUTCHBY, I.; MORAN-ELLIS, J. Children and Social Competence: Arenas of Action. London: Falmer Press, 1998.

JAMES, A.; JAMES, A. Key Concepts in Childhood Studies. Londres: Sage, 2014.

KELLER, F. B. et al. Political Astroturfing on Twitter: How to Coordinate a Disinformation Campaign. Political Communication, v. 37, n. 2, p. 256-280, 2020.

KYRIAKIDOU, M. Media Witnessing: Exploring the Audience of Distant Suffering. Media, Culture & Society, v. 37, n. 2, p. 215-231, 2014.

LACOUTURE, J. A história imediata. In: LACOUTURE, J. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990. p. 216-239.

LEONEL, F. Brasil celebra um ano da vacina contra a COVID-19. Portal Fiocruz, 18 jan. 2022. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/brasil-celebra-um-ano-da-vacina-contra-covid-19>. Acesso em: 11 abr. 2023.

LINGEL, J. The Digital Remains: Social Media and Practices of Online Grief. The Information Society, v. 29, n. 3, p. 190-195, 2013.

MACDONALD, N. E.; SAGE Working Group on Vaccine Hesitancy. Vaccine Hesitancy: Definition, Scope and Determinants. Vaccine, v. 33, n. 34, p. 4161-4164, 2015.

MÃE QUE IMPLOROU por vacina após filha morrer de COVID-19 celebra inclusão de crianças na imunização. G1, Santos e região, 10 jan. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2022/01/10/mae-que-implorou-por-vacina-apos-filha-morrer-de-covid-19-celebra-inclusao-de-criancas-na-imunizacao.ghtml>. Acesso em: 17 abr. 2023.

MAIORIA DOS PACIENTES internados por COVID no Hospital da Unimed recebeu vacina. Focus.Jor, 17 jan. 2022. Disponível em: <https://focus.jor.br/maioria-dos-pacientes-internados-por-covid-no-hospital-da-unimed-recebeu-vacina/>. Acesso em: 1 fev. 2023.

MASSARANI, L.; LEAL, T.; WALTZ, I. O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, Supl. 2, p. 1-13, 2020.

______ et al. Infodemia, desinformação e vacinas: a circulação de conteúdos em redes sociais antes e depois da COVID-19. Liinc, v. 17, n. 1, p. 1-23, 2021.

______; MEDEIROS, A.; WALTZ, I. Percepção de risco e engajamento nas redes sociais: o debate público sobre vacinação durante o segundo ano da pandemia de COVID-19. Famecos, 2023. [no prelo]

______; RAMALHO, M. Monitoramento e capacitação em jornalismo científico: a experiência de uma rede ibero-americana. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz; Ciespal, 2012.

MENDONÇA, A. P. B.; PEREIRA NETO, A. Critérios de avaliação da qualidade da informação em sites de saúde: uma proposta. RECIIS: Revista Eletrônica da Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 9, n. 1, p. 1-15, 2015.

MOSCADELLI, A. et al. Fake News and COVID-19 in Italy: Results of a Quantitative Observational Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 16, p. 5850, 2020.

MUNIZ, T. Ao tomar vacina, menino de 8 anos lembra da mãe que morreu por COVID em AC: “por mim e pore la”. G1, 28 jan. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2022/01/28/ao-tomar-vacina-menino-de-8-anos-lembra-da-mae-que-morreu-por-covid-no-ac-por-mim-e-por-ela.ghtml>. Acesso em: 17 abr. 2023.

NEWMAN, N. et al. Reuters Institute Digital News Report 2022. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism, 2022.

NÓVOA, T. d’Avila et al. Cobertura vacinal do programa nacional de imunizações (PNI). Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 7863-7873, 2020.

OBIAŁA, J. et al. COVID-19 Misinformation: Accuracy of Articles about Coronavirus Prevention Mostly Shared on Social Media. Health Policy and Technology, v. 10, n. 1, p. 182-186, 2021.

OLIVEIRA, L. “Estou tomando a vacina por nós dois”, diz menino que perdeu o pai para COVID no DF. G1, 17 jan. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/01/17/estou-tomando-a-vacina-por-nos-dois-diz-menino-que-perdeu-pai-para-covid-no-df.ghtml>. Acesso em: 17 abr. 2023.

OLIVEIRA, T. Como enfrentar a desinformação científica? Desafios sociais, políticos e jurídicos intensificados no contexto da pandemia. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, e5374, 2020.

OMS – Organização Mundial da Saúde. Managing Epidemics: Key Facts about Major Deadly Diseases. Luxemburgo: OMS, 2018.

PAPAKYRIAKOPOULOS, O.; SERRANO, J. C. M.; HEGELICH, S. The Spread of COVID-19 Conspiracy Theories on Social Media and the Effect of Content Moderation. Misinsformation Review, v. 1, Special Issue on COVID-19 and Misinformation, p. 1-19, 2020.

SACRAMENTO, I. “A saúde numa sociedade de verdades”. RECIIS: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 12, n. 1, p. 4-8, 2018.

______. Um país sem vacinas: sem imunidade, com impunidade. RECIIS: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 15, n. 1, p. 1-5, 2021.

SAMPAIO, I. S. V. Televisão, publicidade e infância. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto do Estado do Ceará, 2000.

SILVA, L. M.; LUCE, B.; SILVA FILHO, R. C. Avaliação de critérios para fontes de informações na área da saúde no contexto da pós-verdade. In: IV ENCONTRO REGIONAL DOS Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, 4. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2017. p. 1-13.

SOARES, F. B. et al. Desinformação sobre o COVID-19 no WhatsApp: a pandemia enquadrada como debate político. Ciência da Informação em Revista, v. 8, n. 1, p. 74-94, 2021.

SP DESCARTA QUE criança tenha passado mal por causa de vacina. R7 Notícias, 20 jan. 2022. Disponível em: <https://noticias.r7.com/sao-paulo/sp-descarta-que-crianca-tenha-passado-mal-por-causa-de-vacina-20012022>. Acesso em: 12 abr. 2023.

TOLEDO, M. COVID em 2022: queda de mortes, aumento de casos, autotestes e descobertas. CNN Brasil, 28 dez. 2022. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/covid-em-2022-queda-de-mortes-aumento-de-casos-autotestes-e-descobertas/>. Acesso em: 13 abr. 2023.

TOMAZ, R. O que você vai ser antes de crescer?: youtubers, infância e celebridade. Salvador: EDUFBA, 2019.

UMA NOVA VACINA contra o câncer de mama conseguiu eliminar a doença em uma mulher. Sábias Palavras, 18 jan. 2022. Disponível em: <https://www.sabiaspalavras.com/uma-nova-vacina-contra-o-cancer-de-mama-conseguiu-eliminar-a-doenca-em-uma-mulher/>. Acesso em: 1 fev. 2023.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information Disorder: Toward an Interdisciplinary Framework for Research and Policymaking. Estrasburgo: Conselho da Europa, 2017.

Downloads

Publicado

25-11-2023

Como Citar

Medeiros, A., Waltz, I., & Massarani, L. (2023). Do engajamento à desmobilização: dinâmicas dos debates on-line sobre vacinas durante a pandemia da COVID-19. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2772

Edição

Seção

Artigos Originais