Entre la moral y la prohibición

pedagogización e imaginarios sociodiscursivos sobre el sexo en la “Escola do Amor”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.2986

Palabras clave:

Pedagogización, Imaginarios sociodiscursivos, Escola do Amor

Resumen

Desde 2011, la Escola do Amor se estructura con consejos para enseñar el “amor inteligente”. Nuestro objetivo es comprender qué pedagogía sobre las relaciones sexuales es proyectada por Escola do Amor y presentada como un ideal. Se parte de la audiovisualidad y del análisis discursivo anclado en imaginarios sociodiscursivos, a partir de una lista de reproducción sobre sexo. Los discursos injuntivos se notan en una asimetría entre los presentadores, llamados “profesores”, y los “alumnos”, que ansían a la eficacia sexual. Junto a los imperativos, hay discursos prejuiciosos contra las sexualidades no heteronormativas y las bases morales que orientan el “ideal” familiar, sexual y matrimonial.

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Biografía del autor/a

Mariana Ramalho Procópio, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Colíder do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença.

Mauricio João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integrante do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença.

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Publicado

28-02-2024

Cómo citar

Ramalho Procópio, M., & João Vieira Filho, M. (2024). Entre la moral y la prohibición: pedagogización e imaginarios sociodiscursivos sobre el sexo en la “Escola do Amor”. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.2986

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