Você tem fome de quê?: O jornalismo gastronômico na cultura de consumo contemporânea brasileira

Autores

  • Renata Maria do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1070

Palavras-chave:

Jornalismo gastronômico, Cultura de consumo, Gosto.

Resumo

Este artigo analisa como o jornalismo gastronômico se insere na cultura de consumo contemporânea brasileira. Para tanto, recorremos a conceitos como hedonismo imaginativo, de Campbell; gosto, distinção e estilo de vida, de Bourdieu; e renovação do desejo pela moda, de Lipovetsky. O corpus utilizado é o caderno Comida, da Folha de S.Paulo, pioneiro como suplemento independente sobre o assunto entre 1988 e 1992 e relançado em 2011. O fenômeno cultural da gastronomia é observado no contexto do crescimento da classe média no país, quando mais pessoas passam a se alimentar fora de casa e a pensar mais sobre o que comem, buscando informações sobre o assunto para orientar suas escolhas.

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Publicado

09-03-2015

Como Citar

Amaral, R. M. do. (2015). Você tem fome de quê?: O jornalismo gastronômico na cultura de consumo contemporânea brasileira. E-Compós, 17(3). https://doi.org/10.30962/ec.1070

Edição

Seção

Artigos Originais