Jornalismo, noticiabilidade e valores sociais

Autores

  • Terezinha Silva
  • Vera França

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1398

Palavras-chave:

Noticiabilidade, Valores sociais, Operação Lava Jato.

Resumo

O artigo discute a problemática dos valores-notícia e da noticiabilidade jornalística no quadro mais amplo dos valores sociais, das relações de poder e do pano de fundo cultural que estruturam uma sociedade. Partimos de uma concepção do jornalismo como atividade comunicacional que se distingue por três eixos: a relação com o real; a natureza do seu produto – a informação; a sua ancoragem no interesse público. Situamos as noções de noticiabilidade e de valores-noticia na articulação desses três aspectos. Propomos discutir tais conceitos a partir do seu vínculo no campo da vida e dos valores sociais. Ao final, exploramos tais questões empiricamente através de análise da cobertura da Operação Lava Jato pela revista Veja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-12-2017

Como Citar

Silva, T., & França, V. (2017). Jornalismo, noticiabilidade e valores sociais. E-Compós, 20(3). https://doi.org/10.30962/ec.1398

Edição

Seção

Jornalismo