Imperfeição calculada: [Rec] como paradigma do sound design em falsos documentários de horror

  • Rodrigo Carreiro
Palavras-chave: Cinema de horror, Estudos do som, Sound design, Found footage, Zumbi

Resumo

Falsos documentários codificados como found footage vêm se consolidando como um subgênero prolífico do cinema de horror. Na área do sound design, esse estilo de filme empurra os limites criativos em direção a uma estética que, ao contrário da ficção tradicional, valoriza certo grau de imperfeição técnica. Como estudo de caso, propomos analisar o sound design de [Rec], filme de Paco Plaza e Jaume Balagueró, a fim de examinar como a construção sonora desse filme resolve o equilíbrio entre legibilidade e verossimilhança.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
23-12-2014
Como Citar
Carreiro, R. (2014). Imperfeição calculada: [Rec] como paradigma do sound design em falsos documentários de horror. E-Compós, 17(2). https://doi.org/10.30962/ec.1014
Seção
Artigos Originais