Liberdade de expressão comercial como estratégia corporativa do setor publicitário brasileiro

Autores

  • Glicia Maria Pontes Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1216

Palavras-chave:

Liberdade de expressão. Publicidade. Regulamentação. Discurso.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar as origens do conceito “liberdade de expressão comercial” e analisar como ele passou a ser adotado pelo setor publicitário brasileiro a partir dos anos 90. A pesquisa foi realizada a partir da coleta de documentos e entrevistas que auxiliaram na reconstrução do histórico das entidades do setor, bem como das disputas em torno da regulamentação da publicidade, e permitiu a percepção das posições discursivas contrárias às iniciativas regulatórias que visavam a um maior controle da publicidade no país. A análise constatou que o atual discurso em defesa da liberdade de expressão comercial é uma síntese fundamentada em três matrizes: defesa das liberdades, defesa da autorregulamentação e defesa da atividade publicitária.

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Publicado

22-12-2015

Como Citar

Bezerra, G. M. P. (2015). Liberdade de expressão comercial como estratégia corporativa do setor publicitário brasileiro. E-Compós, 18(3). https://doi.org/10.30962/ec.1216

Edição

Seção

Dossiê Temático