Imagem cinematográfica e pensamento: a imagem-percepção na confluência de teorias de Deleuze e Peirce

  • Maria Ogécia Drigo
Palavras-chave: Deleuze/Peirce. Imagem cinematográfica. Imagem-percepção.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que envolve relações entre o pensamento e as imagens cinematográficas desenvolvidas por Gilles Deleuze, na obra Imagem-movimento Cinema 1, na confluência com teorias de Charles Sanders Peirce, especialmente a taxionomia dos signos e as categorias fenomenológicas. A fim de alcançar o objetivo de explicitar aproximações entre imagem–percepção, componente da imagem-movimento, conceito proposto por Deleuze nesta obra, à teoria da percepção e às categorias fenomenológicas, na perspectiva peirciana, bem como rever a classificação dada por Deleuze à imagem-percepção, seguindo ao classificação de Peirce, apresentamos reflexões sobre o conceito de imagem-movimento, sobre a teoria da percepção e da fenomenologia da arquitetura filosófica empreendida por Peirce e, por fim, exploramos a classificação da imagem-percepção elaborada por Deleuze. A importância deste artigo está em colocar em evidência o potencial do entrelaçamento de ideias de Deleuze e de Peirce para a análise de imagens em movimento.

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Publicado
30-08-2016
Como Citar
Drigo, M. O. (2016). Imagem cinematográfica e pensamento: a imagem-percepção na confluência de teorias de Deleuze e Peirce. E-Compós, 19(2). https://doi.org/10.30962/ec.1264
Seção
Cinema