Câmeras inteligentes e mediações algorítmicas: algumas considerações epistemológicas

Autores

  • Icaro Ferraz Vidal Junior Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1555

Palavras-chave:

câmeras inteligentes, algoritmo, epistemologia

Resumo

O presente artigo lança mão do método genealógico para investigar algumas mutações epistemológicas associadas a transformações nos dispositivos de produção e visualização de imagens técnicas. Adotando como ponto de partida a história da objetividade no interior das práticas científicas modernas, e considerando o lugar privilegiado das imagens na construção desta virtude epistemológica, busca-se identificar ressonâncias desta história no contemporâneo. Neste movimento, aventa-se a hipótese de que as imagens digitais criadas por dispositivos inteligentes problematizam, histórica e logicamente, as clivagens entre objetividade e subjetividade, entre métodos quantitativo e qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Icaro Ferraz Vidal Junior, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em "Crossways in European Humanities" pelas Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Santiago de Compostela e University of Sheffield, doutor em "Cultural Studies in Literary Interzones" pelas Université de Perpignan Via Domitia e Università degli studi di Bergamo e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista de pós-doutorado PNPD-Capes no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná e pesquisador do MediaLab UFRJ.

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

Ferraz Vidal Junior, I. (2018). Câmeras inteligentes e mediações algorítmicas: algumas considerações epistemológicas. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1555

Edição

Seção

Artigos Originais