Privacidade e Internet das Coisas: uma análise da rede Nest a partir da Sensibilidade Performativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1611

Palavras-chave:

Sensibilidade Performativa, Internet das Coisas, Privacidade, Nest

Resumo

As relações entre privacidade, tecnologia e comunicação apresentam questões de alta relevância para os estudos em cultura digital. O presente artigo busca contribuir com o campo a partir de uma observação crítica dos problemas de privacidade na Internet das Coisas (IoT). Para tanto, desenvolvemos uma breve revisão sobre os principais aspectos da IoT e da privacidade. O conceito de Sensibilidade Performativa (SP) será o operador teórico-metodológico criado e utilizado para entender as múltiplas dimensões do fenômeno. Como exemplo, é feita uma rápida análise do termostato Nest.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Lemos, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne – Paris, França. Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, Bahia, Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia – PPGCCC/UFBA. Pesquisador 1 A do CNPq.

Daniel Marques, Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Daniel Marques é professor assistente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e doutorando no programa pós-graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da UFBA/Poscom.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

Lemos, A., & Marques, D. (2019). Privacidade e Internet das Coisas: uma análise da rede Nest a partir da Sensibilidade Performativa. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1611

Edição

Seção

Artigos Originais