Análise cultural-midiática e análise textual

a construção de um caminho metodológico para investigações audiovisuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2820

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Análise Cultural-Midiática, Análise Textual, Metodologia

Resumo

O artigo utiliza as teorias dos Estudos Culturais no campo da comunicação, onde defendemos um procedimento que seja capaz de examinar como os significados e padrões culturais são disseminados através de audiovisuais, combinando a análise cultural-midiática e a análise textual de Casetti e Chio (1999). Ancorados no materialismo cultural, nosso aparato metodológico examina como os significados culturais se configuram nos audiovisuais. Concluímos que tal protocolo mostra-se eficaz, já que combina o texto e o contexto cultural para compreender a construção de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM).

Lucas da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutorando em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM), mestre em Comunicação pela mesma instituição.

Referências

BAPTISTA, M. M. Estudos Culturais: o quê e o como da investigação. Carnets – Cultures littéraires: nouvelles performances et développement, n. spécial, p. 451-461, automne-hiver 2009.

CARVALHO, L. Representações genderless: mediações entre cultura vivida e registrada em audiovisuais publicitários de moda. 2021. 239 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

CASETTI, F.; CHIO, F. Análisis de la televisión. Barcelona: Paidós, 1999.

CEVASCO, M. E. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

______. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo, 2003.

ERNESTO, C. B. D. Publicidade antirracista da Salon Line: uma análise cultural do filme celebrando rainhas crespas e cacheadas. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

ESCOSTEGUY, A. C. Os estudos culturais. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

FRANÇA, V. R. V. O objeto e a pesquisa em comunicação: uma abordagem relacional. In: MOURA, C. P.; LOPES, M. I. V. Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2016. p. 153-174.

FISKE, J. Television Culture. Londres: Routledge, 2010.

HALL, S. Codificar y decodificar. In: HALL, S. et al. Cultura, media, linguaje. Tradução de Silvia Delfino. Londres: Hutchinson, 1980. p. 129-139.

NUNES, L. S. Elas passam o pano e enceram o chão, mas são quase da família: emprego doméstico e tipificações nas novelas da Globo entre 2012 e 2018. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.

WILLIAMS, R. Marxismo e literatura. Tradução de Walter Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, [1971] 1979.

WILLIAMS, R. Com vistas a uma sociologia da cultura. In: WILLIAMS, R. Cultura. v. 2. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1992. p. 9-32.

WILLIAMS, R. La larga revolución. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.

WILLIAMS, R. Base e superestrutura na teoria cultural marxista. Revista USP, n. 66, p. 209-224, 2005.

WILLIAMS, R. A cultura é ordinária. In: WILLIAMS, R. Teoria Cultural: An Anthology. Editado por Imre Szeman e Timothy Kaposy. Pondicherry: Wiley-Blackwell [1974], 2011. p. 53-59.

WILLIAMS, R. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Ferreira Lisbôa Filho, F., & da Silva Nunes, L. (2023). Análise cultural-midiática e análise textual: a construção de um caminho metodológico para investigações audiovisuais. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2820

Edição

Seção

Artigos Originais