A emergência da Economia Criativa Brasileira 2.0

ecossistema comunicacional digital e transmutação cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.2836

Palavras-chave:

Economia criativa 2.0, Sustentabilidade cultural, Hipercultura, Novas tradições culturais, Inovação cultural

Resumo

O presente artigo examina a economia criativa brasileira com base na análise do relatório A economia criativa brasileira: análise da situação e avaliação do Programa de Empreendedorismo Social e Criativo financiado pelo Newton Fund. Argumenta-se que as transmutações culturais provocadas pelo ecossistema comunicacional digital desencadeiam uma crise nessas tradições culturais, ao mesmo tempo que engendram novas tradições culturais. A comunicação digital amplia as possibilidades de interação e colaboração, potencializando uma criatividade disruptiva capaz de reconfigurar processos culturais e econômicos. Essa dinâmica evidencia a emergência da Economia Criativa Brasileira 2.0.

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Biografia do Autor

Romilson Marco dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD-UFPE).

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

Santos, R. M. dos. (2025). A emergência da Economia Criativa Brasileira 2.0: ecossistema comunicacional digital e transmutação cultural. E-Compós, 28. https://doi.org/10.30962/ecomps.2836

Edição

Seção

Artigos Originais