Café Society Carioca

glamour e distinção nas colunas sociais do Rio de Janeiro (1940-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2888

Palavras-chave:

Coluna Social, Café Society, Elite, Rio de Janeiro, Consumo

Resumo

Este artigo pretende compreender como os hábitos e experiências da elite carioca eram noticiados pelos colunistas sociais entre as décadas de 1940 e 1960 nos principais jornais e revistas do Rio de Janeiro. Parte-se da hipótese de que a veiculação de notas sobre o calendário da alta sociedade ajudava a manter hierarquias e a legitimar o imaginário de consumo e lazer na cidade. Para isso, verificamos como se deu o início da gossip column, estilo criado pelo nova-iorquino Walter Winchell, e como o modelo foi importado para a imprensa brasileira. Pelo viés da análise textual, o estudo examina como essas narrativas jornalísticas conectaram a produção cultural do gosto às dinâmicas de classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Aucar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da mesma instituição. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Audiovisual e Consumo da PUC-Rio.

Everardo Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Antropologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Departamento de Comunicação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Antropologia da Comunicação e do Consumo da PUC-Rio.

Marianna Mariano , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em Comunicação pela mesma instituição. Integrante do Laboratório de Antropologia da Comunicação e do Consumo da PUC-Rio. 

Referências

BARBER, K. The Anthropology of Texts, Persons and Publics. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Zouk; Edusp, 2007.

CASTRO, R. A noite do meu bem: a história e as histórias do samba-canção. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

CERBINO, A. L. Tempos de elegância: memória e história nas páginas da revista Rio. Revista Brasileira de História da Mídia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 51-60, 2015.

DORNELLES, B. Evolução da coluna social ao longo do século XX. Revista Brasileira de história da mídia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 126-142, 2017.

GOFFMAN, E. A ritualização da feminilidade. In: ROCHA, E. et al. (Orgs.). Comunicação e consumo. São Paulo: Loyola; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2023. p. 184-202.

GONZÁLEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

LOPES, A. C. L. F. A Rio Magazine de Alfredo Tomé. In: 38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Intercom, 2015. p. 1-15.

______. A alta sociedade carioca dos anos 1950: distinções nas páginas da Rio Magazine. Veredas da História, Salvador, v. 11, n. 2, p. 80-99, 2018.

MARIA, M. F. A. Das gossip columns às novas colunas sociais brasileiras: política e modernização na imprensa brasileira nas décadas de 1950 e 1960. Histórica, Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, n. 33, p. 1-13, 2008.

MORIZONO, V.; ALMEIDA, A. Crônicas de salão no Brasil e na França: João do Rio e Marcel Proust. Terra roxa e outras terras – Revista de Estudos Literários, Londrina, v. 28, p. 115-125, 2014.

SAADI TOSI, L. J. O colunismo social de Ibrahim Sued: do capital simbólico à troca de favores. 2018. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, 2018.

SANTOS, J. F. Enquanto houver champanhe, há esperança: uma biografia de Zózimo Barrozo do Amaral. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

SILVA, E. M. Os árbitros da elegância: o comportamento feminino a partir das colunas sociais no Brasil dos anos dourados. NAVA – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens UFJF, Juiz de Fora, v. 2, n. 1, p. 105-117, 2016.

SIMMEL, G. Moda. In: ROCHA, E. et al. (Orgs.). Comunicação e consumo. São Paulo: Loyola; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2023. p. 55-73.

SOUZA, R. M. O cavalheiro e o canalha: Maneco Müller, Walter Winchell e o apogeu dos colunistas sociais após a Segunda Guerra Mundial. In: 30º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 30., 2007, Santos. Anais... Santos: Intercom, 2007. p. 1-15.

SUED, I. (Org.). Ibrahim Sued: em sociedade tudo se sabe. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2001.

TITSCHER, S. et al. Methods of Text and Discourse Analysis. Nova York: Sage Publications, 2000.

VEBLEN, T. Consumo conspícuo. In: ROCHA, E. et al. (Orgs.). Comunicação e consumo. São Paulo: Loyola; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2023. p. 39-54.

WEBER, M. Economy and Society. Londres: University of California Press, 1978.

WILLEMS, W. The Reproduction of Canonical Silences: Re-Reading Habermas in the Context of Slavery and the Slave Trade. Communication, Culture and Critique, v. 16, n. 1, p. 17-24, 2022.

ZWEIG, S. Brasil, um país do futuro. São Paulo: L&PM Pocket, 2006.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Aucar, B., Rocha, E., & Mariano , M. (2023). Café Society Carioca: glamour e distinção nas colunas sociais do Rio de Janeiro (1940-1960). E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2888

Edição

Seção

Artigos Originais