Ser floresta como aluvião ou artistas-guardiãs
Os trabalhos de Elza Lima e Luciana Magno
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.2993Palavras-chave:
Visualidades amazônicas, Arte, FotografiaResumo
Este artigo aborda as visualidades amazônicas contemporâneas, com foco no trabalho da fotógrafa Elza Lima e da vídeo performer Luciana Magno, destacando a perspectiva feminina na resistência ao extrativismo na Amazônia. Essas artistas paraenses buscam restabelecer uma relação de cuidado com a natureza, reconhecendo-a como entidade viva em contraposição à exploração desenfreada que vive a região nos últimos tempos. Além disso, a convergência entre arte, natureza e tecnologia em suas obras intensifica o afeto e o cuidado pela Terra, incentivando uma maior consciência e responsabilidade ambiental.
Downloads
Referências
ASSIS, Sissa Aneleh Batista de. Sorrisos e abraços na arte tecnológica de Artistas Amazônicas Brasileiras. Panoramas. 2021.
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/777/o/Sorrisos_e_abrac_os_na_arte_tecnolo_gica_de_artistas_amazo_nicas_brasileiras_Sissa_Aneleh__153.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Editora Papirus. São Paulo. 1997.
BARRETO, Paola. Desencapando o fio: tecnologia como arte ou vice-versa. In Arte, Consciência e Natureza: criar, cultivar, conectar. Hiperorgânicos, volume 3. Carlos Augusto M. da Nóbrega e Maria Luiza P. G. Fragoso (org.). 2021.
CARREIRA, Luciana Brandão. Prateada. In: A letra da água. Editora Paka-tatu. 2017.
CORPES, Laylton. Uma prosa com Elza. Portal Liv. 2022. (https://www.portalliv.com.br/materia/uma_prosa_com_elza). Acesso em: 14 jun. 2023.
HARAWAY, Donna. A Reinvenção da natureza: Símios, ciborgues e mulheres. Rio de Janeiro. Martins Fontes, 2023.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo. Companhia das Letras. 2020.
LATOUR, Bruno. Onde aterrar?: Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro. Bazar do Tempo, 2020.
LIMA, Elza. Elza Lima revela as novas Amazonas em exposição premiada pela Funarte. Entrevista concedida a Luciana Medeiros. Holofote Virtual, 16 mar. 2011. Disponível em: http://holofotevirtual.blogspot.com/2011/03/entrevista-elza-lima-revela-as-novas.html. Acesso em: 3 set. 2024.
LIMA, Elza. Entrevista no programa Conversa de arquibancada.
https://www.youtube.com/watch?v=OhmfEiSF8qU SP-Arte. 2022. Acesso em: 3 maio 2023.
LIMA, Elza. Uma prosa com Elza. Entrevista concedida a Laylton Corpes. Portal LiV, Belém, 19 ago. 2022a. Disponível em: https://www.portalliv.com.br/materia/uma_prosa_com_elza. Acesso em: 3 set. 2024.
LINS, Consuelo. Do espectador-crítico ao espectador-montador. Devires: Cinema e Humanidades, Dossiê Cinema, Estética e Política, Belo Horizonte, 2010, p. 137.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica hoje. Uma poética do imaginário revisitada. Belém: Secult, 2019.
PINHEIRO, Victor Sales. O universalismo de Benedito Nunes. Revista Asas da Palavra, v. 12, p. 195-210, 2009.
PRADO, Gilbertto. Diário de Bordo “Projeto Água”. 2011.
https://www.scielo.br/j/ars/a/Nt3drnCNrHJYNkbpWCp4Vyd/?lang=pt&format=pdf Acesso em 15 jun. 2023.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Clacso, 2005.
NAKAGAWA, Rosely. Catálogo da Exposição Fotografia contemporânea paraense. Panorama 80/90. Belém: Secult, 2002.
RUSH, Michael. Videoart. London: Thames & Hudson, 2003.
SAMPAIO, V. “Subjetividades, utopias e fabulações” - ANPAP 2011. Diário de Bordo de Gilbertto Prado, realizado pelo artista durante expedições do “Projeto Água” na região amazônica, coordenado por Val Sampaio em abril de 2011.
VIEIRA COSTA, Gil. Anos 1980, ‘visualidade amazônica’: o desejo pela Amazônia na arte brasileira.
http://www.cbha.art.br/coloquios/2018/anais/pdfs/04%20Gil%20Vieira%20Costa.pdf Acesso em 16 jun. 2023.
Referências videográficas
LIMA, Elza. Corpos d’água. 2022b.
https://www.youtube.com/watch?v=RoRKyDoMrbY.
MAGNO, Luciana. Serra Pelada - Floresta Nacional do Carajás. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elianne Ivo Barroso, Gabriela Capper
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.