Definições e críticas ao “produtivismo acadêmico” na SciELO
Uma meta-investigação
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.3169Palavras-chave:
Comunicação, Produtivismo acadêmico, Políticas de avaliação científica, Financiamento à pesquisaResumo
A análise propõe uma meta-investigação de 58 artigos sobre “produtivismo acadêmico” publicados entre 2008 e 2024 na plataforma SciELO Brasil. Pretende-se compreender, por meio da análise de conteúdo, como a literatura define o fenômeno, além de inventariar críticas e propostas relacionadas à avaliação da produção intelectual. A utilização de critérios quantitativos é vista negativamente por colocar em risco a qualidade dos estudos e a saúde de pesquisadores – ainda que os trabalhos raramente apontem alternativas. Ao contribuir para o debate sobre políticas de avaliação científica no Brasil, enfatiza-se em que medida a área de Comunicação tem se adaptado e reagido às pressões “produtivistas”.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, A. The Institutional Basis of Anglophone Western Centrality. Media, Culture & Society, v. 43, n. 1, p. 180–188, 2020.
ANGELL, M. Publish or Perish: A Proposal. Annals of Internal Medicine, v. 104, n. 2, p. 261, 1986.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BERNARDO, M. H. Produtivismo e Precariedade Subjetiva na Universidade Pública: O Desgaste Mental dos Docentes. Psicologia & Sociedade, v. 26, n. spe, p. 129–139, 2014.
BIANCHETTI, L; VALLE, I. R. Produtivismo Acadêmico e Decorrências às Condições de Vida/Trabalho de Pesquisadores Brasileiros e Europeus. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 82, p. 89–110, Fundação CESGRANRIO, 2014.
CARVALHO, E. S; REAL, G. S. M. A Produção Intelectual sobre Qualis Periódicos na Área de Educação: Um Diálogo com as Pesquisas Acadêmicas (2008-2018). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 112, p. 595–617, Fundação CESGRANRIO, 2021.
CHAN, M; YI, J; HU, P; KUZNETSOV, D. The Politics of Contextualization in Communication Research: Examining the Discursive Strategies of Non-U.S. Research in Communication Journals. International Journal of Communication, v. 15, p. 5272–5294, 2021.
CHAWLA, D. The Citation Black Market: Schemes Selling Fake References Alarm Scientists. Nature, 2024. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-024-01672-7. Acesso em: 12 set. 2024.
COMEL, N.; KOHLS, C.; ORSO, M.; OTAVIO PRENDIN COSTA, L.; MARQUES, F. P. J. Academic Production and Collaboration Among BRICS-Based Researchers: How Far Can the “De-Westernization” of Communication and Media Studies Go? Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 101, n. 1, p. 71-96, 2023.
COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação). Reunião do Conselho Geral. Niterói, Rio de Janeiro. 2024. (Ata da Reunião de 26 de julho de 2024, disponível em https://compos.org.br/wp-content/uploads/2024/09/1.-Ata-Reuniao-26.07.2024.pdf).
COSTA, L. F, BARBOSA FILHO, E. T. (2022). Produtivismo acadêmico: desvelando o conhecimento dos docentes da pós-graduação em Ciência da Informação das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia e Documentação, v. 18, p. 1–23.
DALMONTE, E. Informe sobre o Qualis. [Mensagem de correio eletrônico]. 2 ago 2019. Mensagem recebida em: COMPOS@yahoogroups.com.
DALMONTE, E.; PINHO, F.; OLIVEIRA, T. M.; SANTOS JUNIOR, M. A.; ARAUJO, R. F.; TEMER, A. C. R. P.; MARQUES, F. P. J.; BRUCK, M. S. Periódicos científicos na Área Comunicação e Informação: Consolidação do índice h e as questões éticas de sua utilização. EM QUESTÃO, v. 30, p. 1-26, 2024.
DE OLIVEIRA, T. M.; MARQUES, F. P. J.; VELOSO LEAO, A.; ALBURQUQUE, A. GROHMANN, R.; CLÍNIO, A.; COGO, D., GUAZINA, L. Towards an inclusive agenda of open science for communication research: A Latin American approach. Journal of Communication, v. 71, n. 5, p. 785-802, 2021.
DE ROND, M; MILLER, A. N. Publish or Perish. Journal of Management Inquiry, v. 14, n. 4, p. 321–329, 2005.
DOMINGUES, I. O Sistema de Comunicação da Ciência e o Taylorismo Acadêmico: Questionamentos e Alternativas. Estudos Avançados, v. 28, n. 82, p. 225–250, 2014.
EDWARDS, M; ROY, S. Academic Research in the 21st Century: Maintaining Scientific Integrity in a Climate of Perverse Incentives and Hypercompetition. Environmental Engineering Science, v. 34, n. 1, p. 51–61, 2016.
FANELLI, D. Do Pressures to Publish Increase Scientists' Bias? An Empirical Support from U.S. States Data. PLoS One, v. 5, n. 4, p. e10271, 2010.
FERREIRA, A. G. C; CAREGNATO, S. E. Visibilidade de Revistas Científicas: Um Estudo no Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Transinformação, v. 26, n. 2, p. 177–190, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2014.
FRANCO, M. L. P. Análise de Conteúdo. Campinas: Editora Autores Associados, 2018.
FREELON, D; PRUDEN, M; EDDY, K; KUO, R. Inequities of Race, Place, and Gender among the Communication Citation Elite, 2000–2019. Journal of Communication, v. 73, n. 4, p. 356–367, 2023.
FRIGOTTO, G. Os Circuitos da História e o Balanço da Educação no Brasil na Primeira Década do Século XXI. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, p. 235–254, 2011.
GEISLER, C; SWARTS, J. Coding Streams of Language Techniques for the Systematic Coding of Text, Talk, and Other Verbal Data. Boulder: University Press of Colorado, 2019.
GONÇALO, P.; MACHADO, P. Re: [COMPÓS] Resultado Bolsas Pq - Chamada 2024. [Mensagem de correio eletrônico]. 16 maio 2025. Mensagem recebida em: listacompos@googlegroups.com.
GUTLERNER, J. Beyond 'Publish or Perish'. Science, v. 350, n. 6256, p. 49, 2015.
KRIPPENDORFF, K. Content Analysis: An Introduction to Its Methodology. London: Sage, 2004.
KUN, A. Publish and Who Should Perish: You or Science? Naučnyj redaktor i izdatelʹ, v. 4, n. 1, p. 76–93, 2019.
LEAHEY, E. Not by Productivity Alone: How Visibility and Specialization Contribute to Academic Earnings. American Sociological Review, v. 72, n. 4, p. 533–561, 2007.
LEITE, J. L. Publicar ou Perecer: A Esfinge do Produtivismo Acadêmico. Revista Katálysis, v. 20, n. 2, p. 207–215, 2017.
LOYOLA, M. A. R. A Saga das Ciências Sociais na Área da Saúde Coletiva: Elementos para Reflexão. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 18, n. 2, p. 251–275, 2008.
MACHADO, A. M. N; BIANCHETTI, L. (Des)fetichização do Produtivismo Acadêmico: Desafios para o Trabalhador-Pesquisador. Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 3, p. 244–254, maio 2011.
MAGNIN, L. S. et al. Produtivismo na Pós-Graduação em Administração: Posicionamentos dos Pesquisadores Brasileiros, Estratégias de Produção e Desafios Enfrentados. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 26, n. 2, p. 265–299, maio 2020.
MANCEBO, D. Trabalho Docente e Produção de Conhecimento. Psicologia & Sociedade, v. 25, n. 3, p. 519–526, 2013.
MAURENTE, V. S. Neoliberalismo, Ética e Produtividade Acadêmica: Subjetivação e Resistência em Programas de Pós-Graduação Brasileiros. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e180734, 2019.
MAURENTE, V. S.; BAUM, C.; KROEFF, R. Política Cognitiva Produtivista: Desenvolvimento e Hierarquia de Habilidades na Pós-Graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, e215231, 2020.
MENEGHINI, R. O Projeto SciELO (Scientific Electronic Library on Line) e a visibilidade da literatura científica “periférica”. Química Nova, v. 26, n. 2, p. 155-156, 2003.
NEUENDORF, K. The Content Analysis Guidebook. Los Angeles: Sage, 2017.
OLIVEIRA-CRUZ, M. R; WOTTRICH, L. Desigualdades de gênero no subcampo científico da comunicação: o teto de vidro no quintal. MATRIZes, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 1, p. 141–163, 2023.
OLIVEN, A. C. The expansion of higher education in Brazil as a cooption mechanism. Canadian Journal of Latin American and Caribbean Studies, v. 12, n. 23, p. 99-107, 1987.
PATRUS, R.; DANTAS, D. C.; SHIGAKI, H. B. O produtivismo acadêmico e seus impactos na pós-graduação stricto sensu: uma ameaça à solidariedade entre pares?. Cadernos EBAPE.BR, v. 13, n. 1, p. 1-18, jan. 2015.
PERES, F. A literacia em saúde no ChatGPT: explorando o potencial de uso de inteligência artificial para a elaboração de textos acadêmicos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, n. 1, e02412023, 2024.
REGO, T. C. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e o remédio. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 2, p. 325-346, 2014.
RIBEIRO, D. B.; OLIVEIRA, E. F. A.; DENADAI, M. C. V. B.; GARCIA, M. L. T. Financiamento à ciência no Brasil: distribuição entre as grandes áreas do conhecimento. Revista Katálysis, v. 23, n. 3, p. 548-561, set. 2020.
RIBEIRO, R. P.; ARONI, P. Standardization, ethics and biometric indicators in scientific publication: integrative review. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 6, p. 1723-1729, nov. 2019.
ROTHEN, J. C.; SANTANA, A. C.; BORGERS, R. As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior. Educação & Realidade, v. 43, n. 4, p. 1429-1450, 2018.
SOUZA, R. S. de. Normose acadêmica: como superar a "doença da normalidade" na universidade. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 24, n. 2, p. 451-474, 2019.
SEVERIANO JUNIOR, E.; CUNHA, D. O.; ZOUAIN, D. M.; GONÇALVES, C. P. Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de administração. Read. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 27, n. 2, p. 343-374, 2021.
SILVA, J. M. Carta de Michel Maffesoli sobre o novo Qualis. [Mensagem de correio eletrônico]. 31 jul. 2019. Mensagem recebida em: COMPOS@yahoogroups.com
SORIA, S.; GOMES, D. C. Scholars as craftsmen and intensification of work in university. Canadian Journal of Latin American and Caribbean Studies, v. 47, n. 1, p. 124-139, 2022.
STIGGER, D. A. S.; BARLEM, J. G. T.; STIGGER, K. N.; COGO, S. B.; PIEXAK, D. R.; ROCHA, L. P. Concepções dos estudantes de pós-graduação em enfermagem sobre integridade científica e ética na pesquisa. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 3, e20210060, 2022.
STILES, L. J. Publish-or-perish policies in perspective. Journal of Teacher Education, v. 17, n. 4, p. 464-467, 1966.
TEIXEIRA, T. S. C.; MARQUEZE, E. C.; MORENO, C. R. C. Academic productivism: when job demand exceeds working time. Revista de Saúde Pública, v. 54, p. 117, 2020.
TREIN, E.; RODRIGUES, J. O mal-estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 769-792, set. 2011.
WOTTRICH, L.; FREIRE DE OLIVEIRA-CRUZ, M. .; TÂMARA HAAG, A. .; DA SILVA BRUM, N. Publicar, perecer:: o impacto da pandemia na produção científica das mulheres no campo da comunicação. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 19, p. 18–39, 2023.
VAN DALEN, H. P.; HENKENS, K. Intended and unintended consequences of a publish-or-perish culture: a worldwide survey. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 67, n. 7, p. 1282-1293, 2012.
VAZ, P.; FUJITA, M.; SILVA, E. P. da. Esclarecimentos sobre a mudança na forma de classificação de artigos. [Mensagem de correio eletrônico]. 9 out. 2024. Mensagem recebida em: listacompos@googlegroups.com.
VIEIRA, J. A.; CASTAMAN, A. S.; JUNGES JÚNIOR, M. L. Produtivismo acadêmico: representação da universidade como espaço de reprodução social. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, n. 1, p. 253-269, 2021.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giorgio Dal Molin, Francisco Paulo Jamil Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
