Se vc gosta de Madonna também vai gostar de Britney! Ou não? Gêneros, gostos e disputa simbólica nos Sistemas de Recomendação Musical

Autores

  • Simone Pereira de Sá

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.395

Palavras-chave:

sistemas de recomendação, Last.FM, consumo musical, redes sociais, cibercultura

Resumo

O trabalho tem por foco central os sistemas de recomendação musical – “rádios” online que tentam antecipar os gostos do consumidor a fim de recomendar novas músicas de maneira personalizada. Partindo da premissa de que os sistemas de recomendação estão lidando com uma questão extremamente complexa e ao mesmo central ao campo da música popular-massiva – que é a das práticas de classificações, escolhas e gostos musicais e da disputa simbólica em torno de noções tais como a de gênero musical – busca-se entender a lógica de classificação desses sistemas. Assim, na primeira parte, o artigo aborda brevemente a história dos sistemas de recomendação e as diferentes metodologias usadas por eles para filtrarem informação e construírem padrões, discutindo ainda o papel das tags produzidas pelos usuários. Para, a seguir, a partir de uma breve análise da plataforma social Last.fm, discutir aspectos da experiência que esses sistemas oferecem para seus ouvintes. Esses sistemas representam um modelo central para as estratégias de remonetização da música nas redes digitais.

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Publicado

26-10-2009

Como Citar

Sá, S. P. de. (2009). Se vc gosta de Madonna também vai gostar de Britney! Ou não? Gêneros, gostos e disputa simbólica nos Sistemas de Recomendação Musical. E-Compós, 12(2). https://doi.org/10.30962/ec.395

Edição

Seção

Artigos Originais