Nem privado nem estatal: a ideia de público como um sistema de comunicação

  • Adilson Vaz Cabral Filho
Palavras-chave: sistema público de comunicação, políticas de comunicação, democratização da comunicação, digitalização da comunicação, comunicação comunitária

Resumo

Alguns países da América Latina estão assumindo um sistema de comunicação dividido em três partes, com base nos setores estatal, privado e público. A ideia de um Sistema de Comunicação Pública, diferente da estatal, é extremamente controversa na literatura atual sobre Políticas de Comunicação. Busca-se, neste trabalho, analisar o caso brasileiro, no qual não há nenhuma regulamentação específica para o que está mencionado na Constituição Brasileira como um “princípio de complementaridade mútua entre os sistemas privado, público e estatal”, relacionando-o com a situação de outros países latinos. Este trabalho leva em consideração as recentes mudanças políticas e tecnológicas e o debate brasileiro recente sobre este tema. É baseado em pesquisa bibliográfica e documental, tendo em conta as experiências existentes, como rádios e televisões e outros meios de comunicação como telecentros e canais públicos de rádio e TV potencialmente disponíveis na transmissão digital. Palavras-Chave Sistema público de comunicação. Políticas de comunicação. Democratização da comunicação. Digitalização da comunicação. Comunicação comunitária

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Publicado
27-06-2012
Como Citar
Cabral Filho, A. V. (2012). Nem privado nem estatal: a ideia de público como um sistema de comunicação. E-Compós, 15(1). https://doi.org/10.30962/ec.668
Seção
Artigos Originais