Análise cultural-midiática e análise textual

a construção de um caminho metodológico para investigações audiovisuais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2820

Mots-clés :

Estudos Culturais, Análise Cultural-Midiática, Análise Textual, Metodologia

Résumé

O artigo utiliza as teorias dos Estudos Culturais no campo da comunicação, onde defendemos um procedimento que seja capaz de examinar como os significados e padrões culturais são disseminados através de audiovisuais, combinando a análise cultural-midiática e a análise textual de Casetti e Chio (1999). Ancorados no materialismo cultural, nosso aparato metodológico examina como os significados culturais se configuram nos audiovisuais. Concluímos que tal protocolo mostra-se eficaz, já que combina o texto e o contexto cultural para compreender a construção de sentidos.

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Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM).

Lucas da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutorando em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM), mestre em Comunicação pela mesma instituição.

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Publié-e

07-12-2023

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Ferreira Lisbôa Filho, F., & da Silva Nunes, L. (2023). Análise cultural-midiática e análise textual: a construção de um caminho metodológico para investigações audiovisuais. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2820

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Rubrique

Artigos Originais