FOCO E ESCOPO
www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599

A revista E-Compós é a publicação científica em formato eletrônico com periodicidade quadrimestral da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós. Tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de comunicação, inseridos em instituições do Brasil e do exterior. Visa:

1. Abordar as questões conceituais e metodológicas, bem como os desenvolvimentos da pesquisa, aplicada ou teórica, na área de comunicação;

2. Difundir a produção científica de pesquisadores da área de comunicação e afins, inseridos em instituições de pós-graduação de diferentes regiões do país e do exterior;

3. Propiciar um espaço para o debate teórico acerca de áreas de comunicação e afins.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os artigos recebidos para eventual publicação na Revista E-Compós serão previamente avaliados por sua Comissão Editorial. Aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista serão devolvidos e os demais encaminhados para a análise de dois pareceristas, caso um dos pareceres seja negativo será encaminhado a um terceiro parecerista.

Fazem parte dos critérios editoriais da Revista, a serem avaliados no primeiro contato com a equipe editorial, os seguintes itens: dados completos sobre a afiliação do autor; resumo com todos os dados solicitados; palavras-chave; ineditismo; publicação de artigo do mesmo autor na Revista E-Compós de dois em dois anos; aplicação das normas específicas da revista no que diz respeito a todos os itens. Após esta avaliação, o texto é encaminhado para dois pareceristas.

Os aspectos que orientam a avaliação dos pareceristas para a análise são: conteúdo teórico e empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, perfeita aplicação e descrição da metodologia utilizada, correta estrutura de texto e boa qualidade de redação. Em respeitando estes critérios, os avaliadores deverão recomendar a aceitação integral do texto. Caso contrário, o avaliador poderá recusar o artigo ou sugerir modificações para nova avaliação. A Comissão Editorial encaminhará as sugestões de reformulações ao autor. Se for reformulado, o artigo deverá ser novamente submetido à avaliação pelo site da revista.

4. Cabe à Comissão Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

5. Alguns trabalhos presentes nas edições podem ser resultado de convites encaminhados a especialistas, em função de sua notória competência e excelência acadêmica na área. Em sentido similar, a comissão editorial pode analisar a pertinência da publicação de resultados de eventos científicos da área. Nos dois casos, os trabalhos tramitam pelos procedimentos de avaliação e edição, sob responsabilidade dos editores.

PERIODICIDADE
Quadrimestral
As edições serão publicadas até o último dia do meses de abril, agosto e dezembro, podendo ter a publicação antecipada.
Ahead of Print - A revista tem como prática a publicação dos artigos aprovados pelos avaliadores em modelo de Ahead of Print.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ARQUIVAMENTO
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

INDEXADORES
A E-Compós está indexada em:

Diadorim » www.diadorim.ibict.br
Latindex » www.latindex.unam.mx

PORTAIS
A E-Compós está presente no:
Portal da Capes | www.periodicos.capes.gov.br


CÓDIGO DE CONDUTA E COMITÊ DE ÉTICA

Acesse o Código de conduta e comitê de ética da Revista em: https://goo.gl/KCuL5k

TAXAS DE PUBLICAÇÃO
A revista E-compós não cobra taxas dos autores para realizar avaliação, edição e publicação de seus textos.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO
Todos artigos submetidos à Revista E-compós serão avaliados para identificação de plágio usando as ferramentas de detecção de plágio Similarity Check/ CrossCheck, respeitando as devidas proporções, devendo ser checado através da Comissão Editorial, se necessário. A Revista E-compós rejeitará imediatamente documentos que tenham identificação de plágio ou ao autoplágio através do processo acima descrito.