Imperfeição calculada: [Rec] como paradigma do sound design em falsos documentários de horror

Autores

  • Rodrigo Carreiro

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1014

Palavras-chave:

Cinema de horror, Estudos do som, Sound design, Found footage, Zumbi

Resumo

Falsos documentários codificados como found footage vêm se consolidando como um subgênero prolífico do cinema de horror. Na área do sound design, esse estilo de filme empurra os limites criativos em direção a uma estética que, ao contrário da ficção tradicional, valoriza certo grau de imperfeição técnica. Como estudo de caso, propomos analisar o sound design de [Rec], filme de Paco Plaza e Jaume Balagueró, a fim de examinar como a construção sonora desse filme resolve o equilíbrio entre legibilidade e verossimilhança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2014

Como Citar

Carreiro, R. (2014). Imperfeição calculada: [Rec] como paradigma do sound design em falsos documentários de horror. E-Compós, 17(2). https://doi.org/10.30962/ec.1014

Edição

Seção

Artigos Originais