Sensibilidades pop periféricas

Abordagens teóricas para estudos sobre música pop a partir da América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2722

Palavras-chave:

cultura pop, música pop, entrelugar, colonialidade, bastardização

Resumo

A partir do enquadramento de narrativas episódicas, críticas culturais a álbuns fonográficos e videoclipes de três artistas que, mesmo cantando em espanhol e português, são consagrados na cultura pop anglófona, argumenta-se pela clivagem teórica em torno das noções de entrelugar, colonialidade e bastardização como aparatos conceituais capazes de complexificar leituras de fenômenos da música pop atravessados pela ideia de latinidade. Aposta-se na compreensão de que sensibilidades pop periféricas deslocam interpretações para as negociações estéticas e políticas que colocam em suspeita tradições assentadas pelo marxismo na análise de produções oriundas das indústrias do entretenimento.

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Biografia do Autor

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa Procad/Capes. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop/ CNPq). Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista produtividade em Pesquisa 2 – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

06-09-2023

Como Citar

Soares, T. (2023). Sensibilidades pop periféricas: Abordagens teóricas para estudos sobre música pop a partir da América Latina. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ec.2722

Edição

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