Google Notícias Destaques e empresas jornalísticas

Disputas discursivas sobre a sustentabilidade do jornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.2977

Palavras-chave:

Google News, Jornalismo, Sustentabilidade

Resumo

Desde 2020, jornais brasileiros aderiram ao Google Showcase, um novo serviço que remunera mensalmente empresas jornalísticas parceiras. Este artigo tem por objetivo realizar uma análise das relações entre Alphabet-Google e os meios noticiosos, buscando compreender como a plataforma se posiciona discursivamente em relação ao campo jornalístico. Para isso, resgata aspectos históricos do Google Notícias, faz levantamento das declarações públicas do Google e dos parceiros do Showcase, e uma análise argumentativa do discurso (AMOSSY, 2020). Os resultados evidenciam que, sob o véu da inovação, o serviço tenta escamotear a assimetria de poder existente entre plataformas e meios jornalísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Paes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutora em Comunicação pela Université Grenoble Alpes. Professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve atualmente Projeto de Pesquisa pelo Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado da Paraíba (Programa DCTR-PB).

Referências

A TRIBUNA agora está no Google Notícias. A Tribuna. 28 maio 2021. Disponível em: https://www.atribuna.com.br/cidades/geral/a-tribuna-agora-esta-no-google-noticias. Acesso em: 10 out. 2022.

AUSTRALIAN COMPETITION AND CONSUMER COMMISSION (ACCC). (2021). News media bargaining code. ACCC, 25 fev. 2021. https:// www.accc.gov.au/by-industry/digital-platforms-and-services/news-media-bargaining-code/news-media-bargaining-code.

AFP. Justiça europeia confirma multa bilionária ao Google. Folha de São Paulo. Disponível em : https://www1.folha.uol.com.br/tec/2021/11/justica-europeia-confirma-multa-bilionaria-ao-google-em-discussao-sobre-monopolio.shtml. Acesso em: 4 out. 2022.

ALLOA E. ; SOUFRON J.B. Introduction. Esprit, v. 5, p. 31-35, 2019.

AMOSSY. R. A argumentação no discurso. Trad. Eduardo Lopes Piris. São Paulo: Editora Contexto. 2020.

BHARAT, 2011. Google News Blog: Google News and the Coverage of Bin Laden (googleblog.com).

BOURDIEU, P. Les rites comme actes d’institution. Actes de la recherche en sciences sociales, n. 43, 1982.

CADIMA. A Google, o sistema de media e a agregação de Informação. Intercom – RBCC. São Paulo, v.36, n.1, p. 19-37, jan./jun. 2013.

CARLSON, M. Order versus access: news search engines and the challenge to traditional journalistic roles, Media, Culture & Society, v. 29, n.6, p. 1014–1030, 2007.

CARLSON, M. Automating judgment? Algorithmic judgment, news knowledge, and journalistic professionalism. New media & society, 2018, v. 20, n.5, p. 1755–1772.

CHARTRON, G. ; REBILLARD, F. Modèles de publication sur le web, Rapport d’activités ASCNRS103. Jul. 2004.

COBOS, T. L. ORIGIN AND WEIGHT OF NEWS MEDIA OUTLETS INDEXED ON GOOGLE NEWS: An exploration of the editions from Brazil, Colombia, and Mexico. Brazilian Journalism Research, v. 1, n.17, p. 28–63, 2021. https://doi.org/10.25200/BJR.v17n1.2021.1331.

COELHO, F. Como o Google apoia o jornalismo e ajuda os brasileiros a acessar informações relevantes. 18 abril 2022. Disponível em: https://blog.google/intl/pt-br/novidades/iniciativas/apoiando-o-jornalismo/

COELHO, F. Mais de 100 publicações agora fazem parte do Google Destaques no Brasil. Blog do Google Brasil. 01 jun. 2022. Disponível em: https://blog.google/intl/pt-br/novidades/iniciativas/google-destaques-brasil-100/

COX, A. Descubra notícias locais com o Google Destaques. Blog do Google Brasil. 10 fev. 2022. Disponível em: https://blog.google/intl/pt-br/novidades/iniciativas/descubra-noticias-locais-com-o-google-destaques/. Acesso em: 12 out. 2022.

DA SILVEIRA, S. A. A hipótese do colonialismo de dados e neoliberalismo. In: Colonialismo de dados. Como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal. DA SILVEIRA, S. A.; SOUZA, J.; CASSINO, J. F. São Paulo: Autonomia Literária, 2021, p. 32-50.

ELIAS, N. (1969). La dynamique de l’Occident. Paris : Calmann-Lévy, 1975.

ESPADA, A. Impact of the COVID-19 pandemic on media sustainability in Latin America: changes and transformations in the production models, sources of income, and products of Latin American media. Paris and Montevideo: Unesco, 2021.

FIGARO, R.; NONATO, C.; KINOSHITA J. Jornalistas em arranjos econômicos independentes de corporações de mídia: métodos e análises iniciais. In: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais... Paraná, p. 1-15, 2017. https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0420-1.pdf

FOUCAULT, M. L’ordre du discours. Paris : Editions Gallimard, 1971.

FORNES, A. Google News Showcase launches in Colombia. Google Official Blog. 2021. https://www.googblogs.com/google-news-showcase-launches-in-colombia/.

GOOGLE NEWS lança Destaques, com notícias selecionadas pelos veículos. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/google-news-lanca-destaques-com-noticias-selecionadas-pelos-veiculos.shtml. Acesso em: 10 out. 2020.

HILSENBECK FILHO, A. M.; MACIEL D. E. F.; DE OLIVEIRA T. Belo. 2016. “Jornalismo por projetos? cidadania, engajamento e novos modelos produtivos nas redes digitais”. Revista contemporanea comunicação e cultura, 14 (1): 72-88. doi: 10.9771/contemporanea.v14i1.14174.

JACINTO, G. A. D.; PAES, P. de S. Do Impresso ao Audiovisual: rotinas produtivas, formatos e modelos de negócio no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio. João Pessoa: Editora UFPB, 2020.

KALSNES, B. The Commons of the Tragedy: How the Internet was used by millions after the terror attacks. Pew Research Center. 2001.

LAVADO, T. Impacto do YouTube no PIB brasileiro foi de R$ 3,4 bi em 2020. Exame. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/youtube-pib-brasileiro-r-34-bi-2020/. Acesso em : 07 out. 2022.

LES POUVOIRS éditoriaux de Google. Communication & langages, v. 2, n. 188, 2016.

MIÈGE, B. La numérisation en cours de la société. Points de repères et enjeux. Grenoble: Presses Universitaire de Grenoble, PUG, 2020.

MIGUEL, de Bustos J.C. GAFAM. Media and Entertainment groups and big data. Les Enjeux de l’Information et de la Communication, n°18/3A, 2017, p. 39 – 51. Disponível em: https://lesenjeux.univ-grenoble-alpes.fr/2017/supplement-a/03-gafam-media-and-entertainment-groups-and-big-data/. Acesso em: 18 maio 2021.

MIGUEL, de Bustos J.C.; IZQUIERDO-CASTILLO, J. ¿Quién controlará la Comunicación? El impacto de los GAFAM sobre las industrias mediáticas en elentorno de la economía digital. Revista Latina de Comunicación Social, v. 74, p. 803- 821, 2019. DOI:10.4185/RLCS-2019-1358|ISSN 1138-5820.

MORENO. J. B. Jornais brasileiros pedem para sair do Google News. Entre eles "Folha", "O Globo" e "Estadão". Tecnoblog. 19 out. 2012. Disponível em: https://tecnoblog.net/noticias/2012/10/19/jornais-brasileiros-google-news/

NECHUSHTAI, E. Could digital platforms capture the media through infrastructure? Journalism, 19, 8, p. 1043–1058, 2018. doi: 10.1177/1464884917725163

NEUMAN, N., FLETCHER, R., Eddy, K., Robertson, C. T., and R. K. Nielsen. Reuters Institute Digital News Report 2023. Reuters Institute for the Study of Journalism, 2023 https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2023.

PAES, P. O que argumenta Google contra o PL “das fake news”? Embates sócio-políticos sobre a regulação das plataformas. In: Intercom 2023, 2023, Belo Horizonte. 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 5-8 set. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202310094364dcca97ca33c.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.

POELL, T., NIEBORG, D., VAN DIJCK, J. 2020. “Plataformização”. Fronteiras - estudos midiáticos, 22(1): 2-10. doi: 10.4013/fem.2020.221.01.

QUIJOUX M.; SAINT-MARTIN, A. Start-up : avènement d’un mot d’ordre. Savoir/Agir, vol. 51, n. 1, p. 15-22, 2020.

ROSA; PERON, 2021. Congresso terá de discutir papel de ‘Big Techs’. Associação Nacional de Jornais. Disponível em: https://www.anj.org.br/congresso-tera-de-discutir-papel-de-big-techs/. Acesso em: 4 out. 2022.

SÁ, N. Google abriu ‘precedente’, mas conflito está longe de terminar. Folha de S.Paulo. 3 oout. 2020. Disponível em: https://www.anj.org.br/google-estabelece-precedente-mas-conflito-esta-longe-de-terminar/. Acesso em: 4 out. 2022.

SALAVERRIA, R.; DE LIMA SANTOS, M.F. “Transformation of the News Media Industry in the Global South”. In Journalism, data and technology in Latin America, edited by Salaverría, R., and M.F. De Lima Santos (eds), 1-21. Switzerland: Palgrave Macmillan Cham, 2021.

SMYRNAIOS, N. ; REBILLARD. F. L’actualité selon google l’emprise du principal moteur de recherche sur l’information en ligne. Communication & langages, v. 2, n. 160, 95 -109, 2009. DOI 10.4074/S0336150009002087.

SMYRNAIOS N. Comment le 11-Septembre a donné naissance à Google News, Revue des médias. 2021a.

SMYRNAIOS N. La nouvelle bourgeoisie issue de la Silicon Valley. La Pensée, n. 409. 2021b.

NAKAMURA, P. Itamaraty encontrou resistência em diálogos com big tech no Vale do silício. Núcleo Jornalismo. 16 jan. 2024. Disponível em: https://nucleo.jor.br/reportagem/2024-01-16-dialogo-big-techs-vira-prioridade-itamaraty-vale-silicio/?ref=prensadao-newsletter

SPAGNUOLO, S. Google refuga no Canadá e concorda em pagar por jornalismo. 29 nov. 2023. Disponível em: https://nucleo.jor.br/curtas/2023-11-29-google-refuga-no-canada-e-concorda-em-pagar-por-jornalismo/

THE FACTS about our position on French copyright proposals. Google Europe Blog. 18 out. 2012. Disponível em: https://europe.googleblog.com/2012/10/the-facts-about-our-position-on-french.html. Acesso em: 4 out. 2022.

WEIGEL, M. Ne soyez pas malveillants. Utopies, frontières et brogrammers. Entrevista com Fred Turner. Tradução: Alexandra Lalo. Esprit, n. 5, p. 37-49, 2019.

WATANABE, K. The western perspective in Yahoo! News and Google News:

Quantitative analysis of geographic coverage of online news. The International

Communication Gazette, v. 75, n. 2, p.141–156, 2013.

ZUCKERBERG, M. Building Global Community. Facebook. 5 maio 2021.

Disponível em: https://www.facebook.com/notes/3707971095882612/. Acesso em: 4 out. 2022.

Downloads

Publicado

28-03-2024

Como Citar

Paes, P. (2024). Google Notícias Destaques e empresas jornalísticas: Disputas discursivas sobre a sustentabilidade do jornalismo. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.2977

Edição

Seção

Ahead of Print