A prática da pesquisa em comunicação - abordagem metodológica como tomada de decisões

Autores

  • José Luiz Braga

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.665

Palavras-chave:

Pesquisa em Comunicação – Metodologias – Problematização – Fundamentação Teórica – Observação Sistemática – Objeções.

Resumo

O texto toma como eixo a questão prática de como fornecer, na realidade atual dos programas de pós-graduação em Comunicação, apoio para o encaminhamento metodológico adequado de teses e dissertações. Assume que pesquisas empíricas são um processo formativo essencial para mestrandos e doutorandos. Considerando a ineficácia da adoção de regras metodológicas apriorísticas e rígidas e a grande variedade de ângulos teóricos e de tipos de objeto na área, propõe perspectivas básicas e transversais para cuidados metodológicos, adequados à diversidade de pesquisas qualitativas. Observa que o abandono das regras apriorísticas torna a tomada refletida de decisões um elemento central do encaminhamento metodológico. O artigo oferece reflexões sobre três elementos da pesquisa: problematização, fundamentação teórica e observação empírica. Trata finalmente das objeções como processo central no avanço do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-09-2011

Como Citar

Braga, J. L. (2011). A prática da pesquisa em comunicação - abordagem metodológica como tomada de decisões. E-Compós, 14(1). https://doi.org/10.30962/ec.665

Edição

Seção

Artigos Originais