Já fumaram em público hoje?

Visibilidade, maconha e capital nas imagens da internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3049

Palavras-chave:

Visibilidade, Maconha, Instagram, Capital

Resumo

O fenômeno da visibilidade ganha novos contornos na contemporaneidade e passa a integrar dinâmicas sociais que valorizam a existência do sujeito a partir de sua constante exposição. A partir de uma visada genealógica, analisamos de que modo a imagem canábica integra e impulsiona o ciclo da visibilidade vertida em capital, podendo ser computada, mensurada, acumulada ou até perdida. Assim, ao investigar a relação entre visibilidade e maconha, consideramos que as narrativas acerca da erva parecem encarnar uma espécie de encruzilhada histórica, mobilizando uma significativa complexidade e nos dando a ver processos disjuntivos tipicamente contemporâneos.

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Biografia do Autor

Cláudia Linhares Sanz, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com pesquisa no Instituto Max Plank de História da Ciência, em Berlim (2008). Fez pós-doutorado no Zentrum für Literatur und Kulturforschung (ZfL), em Berlim (2017/2018). Atualmente faz pós-doutorado na Universidade de Barcelona (UB). É líder do grupo de pesquisa “Imagem, Tecnologia e Subjetividade” (CNPq).

Lucas Guedes, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPG/FAC-UnB) na linha de pesquisa Imagem, Estética e Cultura Contemporânea. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (PPG-DCC/Unicamp). Membro do grupo de pesquisa “Imagem, Tecnologia e Subjetividade” (CNPq).

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Publicado

05-02-2025

Como Citar

Linhares Sanz, C., & Pereira Guedes, L. (2025). Já fumaram em público hoje? Visibilidade, maconha e capital nas imagens da internet. E-Compós, 28. https://doi.org/10.30962/ecomps.3049

Edição

Seção

Artigos Originais