Televisão digital brasileira e os novos processos de produção de conteúdos: os desafios para o comunicador

  • Ana Silvia Lopes Davi Médola
Palavras-chave: Televisão digital, Produção de televisão, Produção interativa

Resumo

O desenvolvimento de conteúdos em plataformas digitais interativas promove alterações estruturais nos fluxos de produção, circulação e consumo de conteúdos midiáticos. Consequência do cenário de convergência dos suportes em redes integradas de telecomunicações, com opções tecnológicas interoperáveis para acesso, processamento e transmissão remota de mensagens, a nova realidade torna cada vez mais tênue os limites dos processos produtivos das mídias tradicionais. No Brasil, a televisão digital aberta e terrestre com recepção móvel, portátil e interativa está em processo de implantação e ilustra as alterações que incidem no planejamento e produção de programas com aplicações multimídia de caráter interativo e pervasivo. O presente trabalho propõe refletir sobre a organização da produção de conteúdo para televisão interativa e o lugar do comunicador diante das novas formas de articulação com outras áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
11-02-2010
Como Citar
Médola, A. S. L. D. (2010). Televisão digital brasileira e os novos processos de produção de conteúdos: os desafios para o comunicador. E-Compós, 12(3). https://doi.org/10.30962/ec.379
Seção
Artigos Originais