Cao Guimarães: por uma escrita que se faz enquanto se pensa

Autores

  • Rafael de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1214

Palavras-chave:

Filme-ensaio, Cao Guimarães, Cinema da superfície.

Resumo

O presente texto debruça-se sobre a obra do artista plástico e cineasta Cao Guimarães, interessado nos aspectos estéticos de seus trabalhos e suas implicações políticas latentes. Nosso objetivo é levantar os traços estilísticos mais recorrentes de sua obra cinematográfica, por meio de uma análise de conjunto dos filmes, que nos possibilitariam comprovar as aproximações que a totalidade da obra mantém com o filme-ensaio, para, por fim, propormos a percepção da obra cinematográfica de Cao Guimarães enquanto um cinema da superfície, por crer que tal noção permita uma aglutinação entre sua inflexão ensaística e as implicações políticas que acreditamos ser um encadeamento desta.

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Publicado

27-04-2016

Como Citar

de Almeida, R. (2016). Cao Guimarães: por uma escrita que se faz enquanto se pensa. E-Compós, 19(1). https://doi.org/10.30962/ec.1214

Edição

Seção

Cinema