Redes sociais em jogos online: a dinâmica da interação social no World of Warcraft

Autores

  • Telma Johnson
  • Antônio Augusto Braighi
  • Roberta Almeida
  • Ana Amélia Hamdan
  • Diego Miranda

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.437

Palavras-chave:

Interação, Jogos, Comunicação Mediada por Computador (CMC)

Resumo

Este artigo aborda a dinâmica das interações sociais entre os players do jogo online World of Warcraft (WoW). O percurso teórico-metodológico seguiu uma orientação relacional focada em três dimensões – estrutura, conteúdo e função – para a apreensão dos processos e práticas comunicativas no ambiente WoW. O trabalho, de natureza qualitativa, valoriza a leitura dos próprios jogadores sobre os fatores que explicam o estabelecimento e a manutenção de uma rede social, que extrapola os limites do jogo, amplia-se em outras modalidades de socialização virtual e firma-se no contato físico.

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Publicado

29-06-2010

Como Citar

Johnson, T., Braighi, A. A., Almeida, R., Hamdan, A. A., & Miranda, D. (2010). Redes sociais em jogos online: a dinâmica da interação social no World of Warcraft. E-Compós, 13(1). https://doi.org/10.30962/ec.437

Edição

Seção

Artigos Originais