Narrativa e dialogicidade nas comunidades virtuais de aprendizagem

Autores

  • Ademilde Silveira Sartori
  • Jucimara Roesler

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.68

Palavras-chave:

Comunidades Virtuais de Aprendizagem, Narrativa, Dialogo, Educação a Distância

Resumo

Walter Benjamin entende a narrativa como troca de experiências, como relação, como prática social que pressupõe interlocução. Bakhtin entende que o diálogo inclui todas as formas de comunicação verbal, além da interação face-a-face. A palavra dirigese ao outro por ser socialmente dirigida, afirma, preocupado com o diálogo como interação verbal, como realidade fundamental da língua. Ao afirmar que a palavra não pode ser dirigida para outros, Paulo Freire refere-se ao ato autoritário do ditar, do prescrever, por isso a palavra transformadora é encontro para a mudança do mundo e só pode ser dita com os outros em diálogo. A partir do estudo destes três teóricos, identifica-se o diálogo e a narrativa no ciberespaço como base para sustentação da dialogicidade na EaD baseada em Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

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Como Citar

Sartori, A. S., & Roesler, J. (2006). Narrativa e dialogicidade nas comunidades virtuais de aprendizagem. E-Compós, 5. https://doi.org/10.30962/ec.68

Edição

Seção

Artigos Originais