Belo Monte: a visibilidade internacional e nacional da Usina Hidrelétrica nos principais jornais do continente americano, europeu e asiático

Autores

  • Renata da Cruz Paes Universidade do Estado do Pará
  • Priscila Sanjuan de Medeiros Sarmento Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0002-5001-9573
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1625

Palavras-chave:

Amazônia. Socioambiental. Jornalismo Internacional.

Resumo

Os jornais ainda são as únicas fontes de informação sobre o meio ambiente. Diante deste fato e do grande impacto da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte, o objetivo do estudo foi realizar um levantamento das matérias jornalísticas sobre Belo Monte entre 2005 e 2017. Os dados foram coletados em sites de jornais de maior circulação nos continentes Americano, Europeu e Asiático. Foram registradas 1.188 matérias. O auge da divulgação ocorreu com o leilão da concessão da Usina e com a espetacularização de celebridades que vieram à Amazônia lutar contra Belo Monte. Percebe-se a visão histórica internacional sobre a Amazônia, assim como a ideia de uma Amazônia de propriedade mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata da Cruz Paes, Universidade do Estado do Pará

Jornalista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais(PPGCA) da Universidade do Estado do Pará(Uepa).

Priscila Sanjuan de Medeiros Sarmento, Universidade do Estado do Pará

Bolsita de pós doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais(PPGCA) da Universidade do Estado do Pará(Uepa).

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais(PPGCA) da Universidade do Estado do Pará(Uepa).

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

Paes, R. da C., de Medeiros Sarmento, P. S., & Pontes, A. N. (2018). Belo Monte: a visibilidade internacional e nacional da Usina Hidrelétrica nos principais jornais do continente americano, europeu e asiático. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1625

Edição

Seção

Artigos Originais