São Paulo e memórias do futuro

Entre a utopia e retrotopia

Autores

  • Mônica Rebecca FERRARI NUNES Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Marco Antônio Bin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1703

Palavras-chave:

São Paulo. Memória. Utopia.

Resumo

Este texto investiga os eixos tempo-espaço codificados em experiências narrativas geradoras de representações da memória articuladas à mídia. O artigo se volta para o estudo das codificações espaciotemporais da cidade e a produção de suas memórias, especialmente a paulista, observadas empiricamente por meio da filmografia ficcional e documental trazidas por Luís Sérgio Person e Geraldo Sarno respectivamente, e, da plataforma São Paulo Invisível. Com base em autores das ciências humanas que articulam memória, tempo, espaço e arquivo, espera-se demonstrar que sob os códigos da utopia e da retrotopia a cidade produz memórias do futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Rebecca FERRARI NUNES, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, PPGCOM - ESPM, SP, onde desenvolve pesquisa sobre Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS,Paris, França, e também na Université Paris VIII, Saint-Denis, França (1995). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Bacharel em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Atua no Centro de Estudos de Música e Mídia, Musimid, ECA-USP, desde 2004, com participação em projetos de pesquisa em andamento e, também, no Centro de Estudos da Oralidade (CEO-PUCSP). Autora de livros, artigos, comunicações (nacionais e internacionais) e conferências na área de Comunicação, trabalhando a interface: lógicas e estratégias da produção midiática/culturas do consumo/juventudes e processos de memória. Participa de conselhos consultivos de Periódicos Científicos na área de Comunicação e atua como parecerista ad hoc na FAPESP. É também escritora de ficção.

Marco Antônio Bin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, área de concentração, Sociologia, com mestrado em Comunicação & Semiótica, também pela PUC de São Paulo. Bacharel em Geografia, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Como docente no curso de Comunicação Social da FIAM-FAAM Centro Universitário e FMU Complexo Educacional, lecionou disciplinas na área de Ciências Sociais Aplicadas, como Teoria Política, Teorias Sociais, Sociologia, Antropologia e Teorias da Comunicação. Como professor associado no Instituto Brasileiro de Difusão Cultural, lecionou as disciplinas de Análise Videográfica e Realidade Brasileira. Como professor titular da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) lecionou as disciplinas de Comunicação Comparada e Comunicação Comunitária. É membro participante do Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo (MNEMON) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM; integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas - NEPUR, ligado à Faculdade de Ciências Sociais da PUCSP; como também integra o Grupo de Pesquisa Textos da Cultura em Mídias Diferenciadas (TCULT) do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP. Desenvolve atividades com participação em congressos, seminários, produção de estudos, palestras e publicação acadêmica em Teorias Sociais, Práticas e Teatralidades Juvenis e História Social da América Latina.

Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Coordenadora adjunta do curso de Jornalismo e professora dos cursos de Comunicação Social do FIAM-FAAM Centro Universitário (São Paulo), pertencente ao Complexo Educacional FMU-FIAM-FAAM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2012). Jornalista graduada pela Universidade da Amazônia (2009). Membro do Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo (MNEMON), da ESPM-SP, e do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGE), da Escola de Comunicação do FIAM-FAAM. Autora de "Revistas femininas e espetáculo: Imagem, consumo e representação do universo feminino nos discursos de Nova e Vogue" (2014). Experiências profissionais nas áreas de jornalismo impresso (revistas), comunicação corporativa e assessoria de imprensa. Interesse pelas áreas de estudos editoriais e de gênero, teorias da comunicação, história da imprensa, imprensa feminina e estudos sobre memória, espetáculo, pós-modernidade, processos de exclusão e socialidades contemporâneas.

Referências

ALMEIDA, Guilherme de. Cosmópolis. São Paulo, Companhia Ed. Nacional, 2004.
BAITELLO, Norval. A serpente, a maçã e o holograma: esboços para uma Teoria da Mídia. São Paulo: Paulus, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 2017.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.
BIN, Marco A. Modernidade e vida subjetiva: Simmel visita São Paulo. Revista Parágrafo, São Paulo, v.1, n.2, p.23-38, julho-dezembro de 2013.
____________. A São Paulo de Person - uma análise socioespacial do filme São Paulo Sociedade Anônima. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica), Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, PUCSP, 1999.
BUBLEX, A; DURING, E. Le future n’existe pas: rétrotypes. Paris: Éditions B42, 2014.
COLOMBO, F. Os arquivos imperfeitos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DURING, E. O que é retrofuturismo – introdução aos futuros virturais. In: NOVAES, Adauto. O futuro não é mais o que era. São Paulo: Ed. SESC, 2013.
JACOBY, R. Imagem imperfeita: pensamento utópico para uma época antiutópica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
JAMESON, F. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬____________. As sementes do tempo. São Paulo: Ática, 1997.
LOTMAN, Iuri. La semiosfera I: semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Ediciones Cátedra, 1996.
MACIEL, Fabrício; GRILLO, André. O trabalho que (in)dignifica o homem. In: SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
MORUS, Thomas. A Utopia. São Paulo, Abril Cultural, 1979.
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari; BIN, Marco Antônio. Retrofuturismo, espaço e corpo-mídia: steampunk e a memória do futuro. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 1-21, maio, junho, julho e agosto de 2018: ID29017.DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.29017.
POCHMANN, Marcio. O Mito da grande classe média. São Paulo, Ed. Boitempo, 2014.
ROCHA, Rose de Melo.; HOFF, T. M. C. Corpo-mídia e cidade-mídia como instâncias comunicacionais: consumo, imagens e identidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 10, p. 125-133, 2013.
ROMERO, José L. Latinoamérica. Buenos Aires, Siglo XXI Editores, 2010.
SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SOTO, Lésmer Antonio Montecino. Personas em situación de calle: indetidad y exclusión. In: CORACINI, Maria José. Identidades Silenciadas e (In)visíveis: entre a inclusão e a exclusão. Campinas: Pontes Editores, 2011.
SOUSA, Edson Luiz de. Psicanálise e a vocação iconoclasta das utopias, p.397-413. MORUS: Utopia e Renascimento, n. 6, 2009.
__________________. Por Uma Cultura da Utopia, E-topia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, n.º 12 (2011). ISSN 1645-958X. http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id05id164&sum=sim
SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

Referências fílmicas
SÃO PAULO Sociedade Anônima. Direção: Luiz Sérgio Person. Fotografia: Ricardo Aronovich. 111min. Disponível em https://youtu.be/ns-LPKhz_AE. Acesso em 10.02.2018.
VIRAMUNDO. Direção: Geraldo Sarno. Fotografia: Thomas Farkas/Armando Barreto. 37min. Disponível em https://youtu.be/TDWg98a8lwc. Acesso em 10.02.2018.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

FERRARI NUNES, M. R., Bin, M. A., & Lobato, M. L. (2019). São Paulo e memórias do futuro: Entre a utopia e retrotopia. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1703

Edição

Seção

Artigos Originais