A esposa do solteiro

Uma experiência pioneira de produção cinematográfica entre Brasil e Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2452

Palavras-chave:

Cinema silencioso, História do cinema, Cinema brasileiro, Cinema argentino

Resumo

Este artigo discorre sobre a produção, a circulação e a repercussão na imprensa do longa-metragem de ficção A esposa do solteiro (Carlo Campogalliani, 1925), cujo título na Argentina foi La mujer de medianoche. Como não se conhece o paradeiro de alguma cópia integral do filme, foram utilizadas como fontes principais a imprensa cinematográfica e fotografias da película. Trata-se de uma produção realizada de forma pioneira entre Brasil e Argentina, envolvendo os profissionais de origem italiana Paulo Benedetti, Federico Valle, Carlo Campogalliani e Letizia Quaranta, o que aponta para formas de internacionalização mesmo em cinematografias ainda incipientes.

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Biografia do Autor

Arthur Autran Franco de Sá Neto, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciências da Comunicação e bacharel em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). É professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, atuando principalmente com os seguintes temas: cinema, Brasil, história, ideologia e crítica.

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

Franco de Sá Neto, A. A. (2022). A esposa do solteiro: Uma experiência pioneira de produção cinematográfica entre Brasil e Argentina. E-Compós, 25. https://doi.org/10.30962/ec.2452

Edição

Seção

Artigos Originais