Melomania, nostalgia e autorismo

a canção no cinema de Kleber Mendonça Filho

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ecomps.3094

Mots-clés :

Canção, Cultura pop, Nostalgia, Autorismo, Kleber Mendonça Filho

Résumé

Este artigo analisa o processo criativo no uso de canções populares nos longas-metragens dirigidos por Kleber Mendonça Filho, a fim de demonstrar que a seleção musical em seus filmes revela traços estilísticos recorrentes e autorais, como a melomania e a nostalgia. O corpus analisado compreende os longas O som ao redor (2012), Aquarius (2016), Bacurau (2019) e Retratos fantasmas (2023). A pesquisa adota como metodologia a crítica inferencial, que considera contextos culturais do processo criativo, com foco nas relações entre a poesia lírica e a ação dramática. Os resultados indicam que a seleção musical funciona como elemento estruturante da narrativa e da caracterização de personagens.

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Bibliographies de l'auteur-e

Breno Alvarenga, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou doutorado sanduíche na Norwegian University of
Science and Technology (NTNU), na Noruega. É, ainda, diretor e roteirista de cinema.

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPE) e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, instituição onde cursou mestrado e doutorado em Comunicação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Categoria E. Fez pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Références

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Filmografia

AQUARIUS. Direção de Kleber Mendonça Filho. Roteiro de Kleber Mendonça Filho. Produção de Saïd Ben Saïd, Emilie Lesclaux e Michel Merkt. Coprodução de VideoFilmes e Globo Filmes. Recife: CinemaScópio; SBS Productions; VideoFilmes; Globo Filmes, 2016. (142 min.)

BACURAU. Direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Produção de Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd e Michel Merkt. Brasil; França: CinemaScópio; SBS Productions; Globo Filmes; Arte France Cinéma; Canal Brasil; Telecine, 2019. (131 min.)

O SOM AO redor. Direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho. Produção de Emilie Lesclaux. Recife: CinemaScópio, 2012. (131 min.)

RETRATOS FANTASMAS. Direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho. Produção de Emilie Lesclaux (CinemaScópio), com coprodução de Silvia Cruz e Felipe Lopes. Recife: CinemaScópio; Vitrine Filmes, 2023. (93 min.)

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Publié-e

2025-03-03

Comment citer

Alvarenga, B., & Carreiro, R. (2025). Melomania, nostalgia e autorismo: a canção no cinema de Kleber Mendonça Filho. E-Compós, 28. https://doi.org/10.30962/ecomps.3094

Numéro

Rubrique

Artigos Originais