A música na era de suas tecnologias de reprodução

Autores

  • Simone Pereira de Sá

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.92

Palavras-chave:

Música massiva, Tecnologias sonoras, Cibercultura

Resumo

O trabalho tem por objetivo compreender as reconfigurações musicais da cibercultura dentro de uma história cultural das tecnologias ligadas à reprodutibilidade sonora na modernidade, a fim de evitar uma aproximação determinística e linear do problema. Na primeira parte, o texto aborda o circuito de produção-circulação-consumo de música massiva a partir de três eixos: 1) das tecnologias eletro-magnéticas e de gravação; 2) das tecnologias aplicadas ao desenvolvimento de instrumentos musicais; 3) dos artefatos de audição e armazenamento da música. A seguir, na segunda parte, são encaminhadas algumas questões sobre o cenário presente, propondo-se abordagens do fenômeno musical na cibercultura que levem em conta as apropriações culturais e as mediações de nova ordem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Sá, S. P. de. (2006). A música na era de suas tecnologias de reprodução. E-Compós, 6. https://doi.org/10.30962/ec.92

Edição

Seção

Artigos Originais