Fábulas sem olhos:

os roteiros não filmados na historiografia do cinema brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2102

Palavras-chave:

Cinema Brasileiro. Historiografia. Roteiros não filmados

Resumo

O ensaio propõe uma revisão historiográfica do cinema brasileiro a partir dos roteiros não filmados. Seguindo uma análise de roteiros não filmados de Mário Peixoto, Vítor Lima Barreto e Joaquim Pedro de Andrade sugere-se captar estilos, projetos e intenções estéticas que anunciaram aspectos históricos não consolidados nos ciclos cinematográficos compreendidos por esses diretores. Os roteiros não filmados são analisados a partir de uma metodologia de uma arqueologia especulativa. Seja no cinema dos anos vinte, no projeto da Vera Cruz ou ainda nas relações entre o Cinema Novo e a Embrafilme, esse conjunto de roteiros revela imaginários estéticos potentes que nos permitem vislumbrar aspectos contracíclicos dos períodos cinematográficos que dialogaram e prenunciaram.

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Biografia do Autor

Pablo Gonçalo, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com passagem pela Universidade Livre de Berlim, quando foi bolsista do DAAD.
Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

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Publicado

10-09-2020

Como Citar

Gonçalo, P. (2020). Fábulas sem olhos:: os roteiros não filmados na historiografia do cinema brasileiro. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.2102

Edição

Seção

Artigos Originais