Diálogos entre Estudos Culturais e literacia midiática

convergências e aplicações teórico-metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3139

Palavras-chave:

Literacia Midiática, Estudos Culturais, Comunicação, Mídia, Educação

Resumo

Este artigo investiga convergências teórico-metodológicas entre os campos da literacia midiática e dos Estudos Culturais. Para tanto, explora as contribuições dos Estudos Culturais britânicos e latino-americanos para a construção de uma abordagem de pesquisa voltada à leitura crítica das mídias e ao fortalecimento das pesquisas de recepção, fenômenos precursores dos estudos de literacia midiática. Diante disso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre pesquisas referentes à literacia midiática para identificar como as perspectivas dos Estudos Culturais têm contribuído para a compreensão crítica e criativa das mídias, da cultura e, consequentemente, dos campos da comunicação e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Afonso Portas, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde é bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP-CAPES). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM).

Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM) e docente do curso de graduação em Jornalismo na ESPM-SP.

Referências

BACCEGA, M. A. Campo Comunicação/Educação: mediador do processo de recepção. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31., Natal, 2008. Anais... Intercom: Natal, 2008.

______. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, v. 14, n. 3, p. 19-28, 2009a.

_____. Inter-relações comunicação e consumo na trama cultural: o papel do sujeito ativo. In: CASTRO, G.; TONDATO, M. (Orgs.) Caleidoscópio midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. São Paulo: ESPM, 2009b. p. 12-30.

BUCKINGHAM, D. Media Education: Literacy, Learning and Contemporary Culture. Cambridge, Massachusetts: Polity, 2003.

______. Beyond Technology: Children’s Learning in the Age of Digital Culture. Cambridge: Polity, 2007.

______. “Creative” Visual Methods in Media Research: Possibilities, Problems and Proposals. Media, Culture & Society, on-line, v. 31, n. 4, p. 633-652, 2009.

______. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set.-dez., 2010.

______. As crianças e a mídia: uma abordagem sob a ótica dos Estudos Culturais. MATRIZes, São Paulo [on-line], v. 5, n. 2, p. 93-121, 2012.

______.; SEFTON-GREEN, J. Cultural Studies Go to School. Abingdon: Taylor & Francis, 2005.

CITELLI, A. Os receptores atentos. In: CITELLI, A. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Editora Senac, 2004. p. 49-82.

ESCOSTEGUY, A. C. D. Cartografias dos Estudos Culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FANTIN, M. Mídia-educação e cinema na escola. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, 2007.

______. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte/Brasília: Editora UFMG, 2003.

______. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; Editora Apicuri, 2016.

HOBBS, R. A Review of School-Based Initiatives in Media Literacy Education. American Behavioral Scientist, on-line, v. 48, n. 1, p. 42-59, 2004.

______. Digital and Media Literacy: a Plan of Action. Washington D.C.: The Aspen Institute, 2010.

______.; JENSEN, A. The Past, Present, and Future of Media Literacy Education. Journal of Media Literacy Education, v. 1. n. 1, p. 1-11, 2009.

KELLNER, D. A cultura da mídia – Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

______.; SHARE, J. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 29, n. 104, p. 687-715, 2008.

LIVINGSTONE, S. Media Literacy and the Challenge of New Information and Communication Technologies. The Communication Review, on-line, v. 7, p. 3-14, 2004.

______. Engaging With Media: a Matter of Literacy?. Communication, Culture & Critique, on-line, v. 1, n. 1, p. 51-62, 2008a.

______. Taking Risky Opportunities in Youthful Content Creation: Teenagers’ Use of Social Networking Sites for Intimacy, Privacy and Self-Expression. New Media & Society, on-line, v. 10, n. 3, p. 393-411, 2008b.

______.; BOBER, M.; HELSPER, E. Active Participation or Just More Information?. Information, Communication & Society, on-line, v. 8, n. 3, p. 287-314, 2005.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

______. Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 18, p. 51-61, 2000.

______. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.

SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia?. Rio de Janeiro: Loyola, 2005.

______. Media and Morality: on the Rise of the Mediapolis. Londres: Polity Press, 2007.

SPINELLI, E. M.; PORTAS, I. A. A influência dos Estudos Culturais nas pesquisas de David Buckingham sobre educação midiática. Revista Eco-Pós, on-line, v. 25, n. 3, p. 217-239, 2022.

TERUYA, T. K. Sobre mídia, educação e Estudos Culturais. In: MACIEL, L. S. B.; MORI, N. N. R. (Orgs.) Pesquisa em educação: múltiplos olhares. Maringá: EDUEM, 2009. p. 151-165.

Downloads

Publicado

05-05-2025

Como Citar

Afonso Portas, I., & Müller Spinelli, E. (2025). Diálogos entre Estudos Culturais e literacia midiática: convergências e aplicações teórico-metodológicas . E-Compós, 28. https://doi.org/10.30962/ecomps.3139

Edição

Seção

Artigos Originais