O mundo é um cativeiro?
Antinegritude, morte e liberdade em Two Distant Strangers
DOI:
https://doi.org/10.30962/e-comps.3278Palavras-chave:
Antinegritude, Morte social negra, Ódio racial, Imagens da antinegritudeResumo
Este ensaio produz uma reflexão sobre o conceito de antinegritude, a partir da perspectiva filosófica do afropessimismo. Diante das imagens de violência policial e morte apresentadas no curta-metragem Two Distant Strangers, destacamos como o ódio racial antinegro produz regimes de representação que contribuem para a naturalização do olhar sobre a violência racial. Identificamos um paralelismo entre as cenas do filme, as imagens da morte de George Floyd, em 2020, e outros casos de ódio racial com ampla repercussão midiática (imagens da antinegritude), indicando a existência de dinâmicas de poder baseadas na morte social negra como condição existencial, forjando assim uma concepção de mundo como um grande cativeiro contemporâneo.
Downloads
Referências
BRASILEIRO, Castiel Vitorino. Quando o sol aqui não mais brilhar: a falência da negritude. N-1 edições, 2022.
DU BOUIS, William Edward Burghardt; HARTMAN, Saidiya. O cometa: + O fim da supremacia branca. São Paulo: Fósforo, 2021.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FERREIRA, Fred Aganju Santiago. MAAFA: Políticas de morte no contexto da guerra racial de alta intensidade na Bahia contemporânea. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
HARTMAN, Saidiya. O fim da supremacia branca. In: DU BOIS, William Edward Burghardt; HARTMAN, Saidiya. O cometa: + O fim da supremacia branca. São Paulo: Fósforo, 2021.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MBEMBE Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Artes & Ensaios, n. 32, pp. 122-151, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169. Acesso em: 24 jan. 2024.
MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
SEXTON, Jared. The social life of the social death: on afro pessimism and black optimism. InTensions, Toronto, n. 5, 2011. Disponível em: http://www.yorku.ca/intent/issue5/articles/jaredsexton.php. Acesso em: 24 jan. 2024.
SEXTON, Jared. Afropessimism: The Unclear Word. Rhizomes, [s. l.], v. 29, n. 1, 2016.
SILVA, Denise Ferreira da. A dívida impagável. São Paulo: Casa do Povo, 2019.
WEST, Cornel. Questão de raça. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
WILDERSON III, Frank B. Afropessimismo. São Paulo: Todavia, 2021.
VARGAS, João H. Costa. Racismo não dá conta: antinegritude, a dinâmica ontológica e social definidora da modernidade. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, [S. l.], v. 18, n. 45, 2020. DOI: 10.12957/rep.2020.47201. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/47201. Acesso em: 24 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Julio César Sanches

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
