Studies on media, gender, and sport in Brazil

Narratives of women's football and some proposals

Authors

  • Ana Carolina Vimieiro Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Flaviane Rodrigues Eugênio Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Olívia Luiza Pilar de Souza Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9648-4817

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2714

Keywords:

Communication and Sport, Gender and Sport, Sports media, Women’s football

Abstract

This article analyses media narratives about women's football observed in the area's scholarship based on a mapping that we carried out as the final stage of a meta-research on gender and sport in Brazil. In this mapping, we detail nine narratives, including representations that articulate women's football to the exotic and peculiar (first decades of the 20th century), and the modern strong and active woman (1990-current). We also propose a set of eight lines of investigation, based on thematic, theoretical, and empirical gaps that we identified throughout the study, conducted as part of a broad research project on media, sport and women.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carolina Vimieiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professora do Departamento de Comunicação Social (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É coordenadora do Coletivo Marta, Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas. Trabalha com estudos culturais, estudos de gênero, sociologia do esporte e estudos sobre sociedade civil.

Flaviane Rodrigues Eugênio, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mestra e doutoranda no programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Graduada em Letras (Português-Inglês) e suas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas (Coletivo Marta).

Olívia Luiza Pilar de Souza , Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Pós-graduada em Marketing Digital pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas (Coletivo Marta).

References

ADELMAN, Miriam. Mulheres atletas: re-significações da corporalidade feminina. Revista Estudos Feministas, v. 11, p. 445-465, 2003.

BIRRELL, Susan. Feminist theories for sport. In: COAKLEY, Jay; DUNNING, Eric. Handbook of sports studies. London: Sage, 2000. p. 61-76.

BONFIM, Aira Fernandes. Football Feminino entre festas esportivas, circos e campos suburbanos: uma história social do futebol praticado por mulheres da introdução à proibição (1915-1941). 2019. Mestrado (Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais) - Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

BRUCE, Toni. Assessing the sociology of sport: On media and representations of sportswomen. International Review for the Sociology of Sport, v. 50, n. 4-5, p. 380-384, 2015.

BRUM, Adriana; CAPRARO, André Mendes. Mulheres no jornalismo esportivo: uma “visão além do alcance”?. Movimento, v. 21, n. 4, p. 959-971, 2015.

COSTA, Leda Maria da. O que é uma torcedora? Notas sobre a representação e auto-representação do público feminino de futebol. Esporte e Sociedade, v. 2, n. 4, p. 1-31, 2007.

DEVIDE, Fabiano Pries et al. Estudos de gênero na educação física brasileira. Motriz: Revista de Educação Física, v. 17, p. 93-103, 2011.

FERRETTI, Marco Antônio de Carvalho et al. O futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Pequim. Motriz: Revista de Educação Física, v. 17, p. 117-127, 2011.

FIRMINO, Carolina. Empoderamento e relações de poder: a cobertura feminista da Copa do Mundo da Rússia pelo projeto ‘dibradoras’. FuLiA/UFMG, v. 4, n. 1, p. 23-38, 2019.

FORTES, Rafael. Estudos de esporte na área de comunicação: um panorama e algumas propostas. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 18, n. 2, p. 598-614, 2011.

______. Um balanço dos estudos de esporte no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação de 2012. Revista Contracampo, n. 30, p. 83-100, 2014.

______. A História e os estudos do esporte na Comunicação. In: 44o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2021, Recife (virtual). Anais… São Paulo: Intercom, p. 1-13, 2021.

FRANZINI, Fábio. Futebol é ‘coisa para macho’?: Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol. Revista Brasileira de História, v. 25, p. 315-328, 2005.

GASTALDO, Édison. Pátria, Chuteiras e Propaganda: o brasileiro na publicidade da Copa do Mundo. São Paulo: AnnaBlume, 2002.

GILL, Rosalind. Sexism reloaded, or, it's time to get angry again!. Feminist Media Studies, v. 11, n. 01, p. 61-71, 2011.

______. Postfeminist media culture: Elements of a sensibility. European journal of cultural studies, v. 10, n. 2, p. 147-166, 2007.

GOELLNER, S. V. Bela, maternal e feminina: imagens da mulher na Revista Educação Physica. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

______. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v, 19, n. 2, p. 143-151, 2005.

JAEGER, Angelita Alice; GOELLNER, Silvana Vilodre. O músculo estraga a mulher? A produção de feminilidades no fisiculturismo. Revista Estudos Feministas, v. 19, n. 3, p. 955-976, 2011.

JOHN, Valquiria Michela. Jornalismo esportivo e equidade de gênero: a ausência das mulheres como fonte de notícias na cobertura dos jogos olímpicos de Londres 2012. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 11, n. 2, p. 498-509, 2014.

KESSLER, Cláudia Samuel; DE OLIVEIRA ALVES, Fernanda. Uniformes esportivos de mulheres no futebol: convenções, subversões e distinções no vestuário. dObra [s]: Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, v. 12, n. 27, p. 13-30, 2019.

KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis: An introduction to its methodology. Sage, 2004.

LIMA, Cecília Almeida Rodrigues; JANUÁRIO, Soraya Barreto; LEAL, Daniel Felipe de Oliveira. “Dibrando” a mídia hegemônica: a imprensa alternativa na propagação do futebol de mulheres. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 45, 2022.

LOURENÇO, Otávio Bonjiovanne et al. A cobertura jornalística das copas de 2019 no Globoesporte.com: indícios da midiatização do futebol de mulheres. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, e011321, 2022.

LUZ JUNIOR, Agripino Alves. Educação Física e Gênero: olhares em cena. São Luiz: Imprensa UFMA, 2003.

MATTOS, Maria Ângela; VILLAÇA, Ricardo Costa. Aportes para nova visada da metapesquisa em comunicação. Comunicação & Sociedade, v. 33, n. 57, p. 199-218, 2012.

MARTINS, Leonardo Tavares; MORAES, Laura. O futebol feminino e sua inserção na mídia: a diferença que faz uma medalha de prata. Pensar a Prática, v. 10, n. 1, p. 69-82, 2007.

MARTINS, Mariana Zuaneti; SILVA, Kerzia Railane Santos; VASQUEZ, Vitor. As mulheres e o país do futebol: intersecções de gênero, classe e raça no Brasil. Movimento, v. 27, e27006, 2021.

MCKAY, Jim; MESSNER, Michael A.; SABO, Donald (Ed.). Masculinities, gender relations, and sport. Thousand Oaks/California: Sage, 2000.

MCROBBIE, Angela. Post‐feminism and popular culture. Feminist media studies, v. 4, n. 3, p. 255-264, 2004.

MOURÃO, Ludmila; MOREL, Marcia. As narrativas sobre o futebol feminino o discurso da mídia impressa em campo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 26, n. 2, p. 73-86, 2008.

MÜHLEN, Johanna Coelho Von; GOELLNER, Silvana Vilodre. Jogos de gênero em Pequim 2008: representações de feminilidades e masculinidades (re) produzidas pelo site Terra. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 1, p. 165-184, 2012.

PACHECO, Leonardo Turchi; SILVA, Silvio Ricardo da. Mulheres e jornalismo esportivo: possibilidades e limitações em um campo masculino. Revista Estudos Feministas, v. 28, 2020.

PACHECO, Leonardo Turchi. A palavra e a voz no futebol: apontamentos sobre mulheres e narração esportiva. In: GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (org.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora Unicamp, 2020. p. 640-651.

PEREIRA, Camila Augusta Alves; AMARO, Fausto; GROTZ, Fábio. Relações de gênero e consumo na publicidade da Brahma na copa do mundo de 2010. Signos do Consumo, v. 5, n. 2, p. 170-186, 2013.

PETRUCCI, Gabriela. “Vou só com passagem de ida”: enquadramento e aspectos políticos da violência contra mulher na cobertura do caso Eliza Samúdio no Portal UOL. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

RIGO, Luiz Carlos et al. Notas acerca do futebol feminino pelotense em 1950: um estudo genealógico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, n. 3, p. 173-188, 2008.

SALVINI, Leila; JÚNIOR, Wanderley Marchi. Uma história do futebol feminino nas páginas da Revista Placar entre os anos de 1980-1990. Movimento, v. 19, n. 1, p. 95-115, 2013a.

______. Notoriedade mundial e visibilidade local: o futebol feminino na revista Placar na década de 1990. Sociologias Plurais, v. 1, n. 1, 2013b.

______. Registros do futebol feminino na Revista Placar: 30 anos de história. Motrivivência, v. 28, n. 49, p. 99-113, 2016.

SANTOS, Henrique Sena. Entre torcedoras e esportistas: a presença feminina na revista ilustrada Semana Sportiva em Salvador nos anos 1920. Saeculum: Revista de História, n. 27, p. 269-290, 2012.

SCHUPUN, Mônica Raisa. Códigos sexuados e vida urbana em São Paulo: as práticas esportivas da oligarquia nos anos vinte. In: SCHUPUN, Mônica Raisa. (org.). Gênero sem fronteiras. Florianópolis: Editora Mulheres, 1997. p. 45-71.

SIMÕES, Paula Guimarães; LIMA, Laura Antônio. O caso Eliza Samúdio como acontecimento: fama, anonimato e violência de gênero em nossa sociedade. Revista Observatório, v. 4, n. 1, p. 599-629, 2018.

SOUZA, Rafaela Cristina; EUGENIO, Flaviane Rodrigues; VIMIEIRO, Ana Carolina. Elas por elas: a cobertura noticiosa do futebol de mulheres em podcasts brasileiros de 2018 a 2022. FuLiA/UFMG, v. 8, p. 101-129, 2023.

SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; REIS, Heloísa Helena Baldy dos. Projetos de vida, mulheres e futebol. In: GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (org.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora Unicamp, 2020. p. 605-622.

TELLES, Marcio. O replay na teletransmissão esportiva a partir do tempo morto do futebol. Revista Mediação, v. 16, n. 18, p. 61-76, 2014.

TOFFOLETTI, Kim. How is gender-based violence covered in the sporting news? An account of the Australian Football League sex scandal. In: Women's studies international forum. Pergamon, 2007. p. 427-438.

______. Analyzing media representations of sportswomen—Expanding the conceptual boundaries using a postfeminist sensibility. Sociology of Sport Journal, v. 33, n. 3, p. 199-207, 2016.

USHINOHAMA, T. Z. A narrativa audiovisual da transmissão direta e ao vivo da copa do mundo da FIFA: comparação entre a televisão analógica e a digital. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2014.

VIMIEIRO, Ana Carolina. A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens. Revista Contracampo, v. 31, n. 1, p. 23-59, 2014.

______. Football supporter cultures in modern-day Brazil: Hypercommodification, networked collectivisms and digital productivity. Tese (Doutorado em Comunicação) – Queensland University of Technology, Brisbane, 2015.

______. The digital productivity of football supporters: Formats, motivations and styles. Convergence, v. 24, n. 4, p. 374-390, 2018.

______. Torcedores como produtores: por uma abordagem comunicacional das culturas torcedoras. Recorde - Revista de História do Esporte, v. 16, p. 1-21, 2023a.

______. Midiatização e futebol: dinâmicas digitais do torcer no Brasil. In: SILVA, Silvio Ricardo da; ANJOS, Luiza Aguiar dos; DANTAS, Marina de Mattos; SALDANHA, Renato Machado (org.). Torcidas organizadas, coletivos e movimentos de torcedores: um panorama nos dias atuais. 1. ed.Campinas: Mercado de Letras, 2023b. p. 47-80.

VIMIEIRO, Ana Carolina; EUGENIO, Flaviane Rodrigues; PILAR, Olívia. A produção acadêmica sobre gênero e esporte no Brasil (2000-2020). In: 44o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Anais..., 2021. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt6-ce/ana-carolina-vimieiro.pdf

______. A produção acadêmica sobre mídia, gênero e esporte no Brasil (2000-2020): Reflexões a partir da Comunicação. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 26, n. 3, p. 196-222, 2023.

VIMIEIRO, Ana Carolina; SOUZA, Natália Oliveira. Representações das mulheres do futebol em telenovelas: uma análise da personagem Suelen de Avenida Brasil. In: 45o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Anais..., 2022. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0720202217165362d862b5d2b2b.pdf.

Published

19-12-2023

How to Cite

Vimieiro, A. C., Rodrigues Eugênio, F., & Pilar de Souza , O. L. (2023). Studies on media, gender, and sport in Brazil: Narratives of women’s football and some proposals. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ec.2714

Issue

Section

Ahead of Print