O avesso do avesso

novas artimanhas publicitárias

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DOI :

https://doi.org/10.30962/e-comps.3213

Mots-clés :

Publicidade, Linguagem, Retórica, Argumentação

Résumé

A bibliografia brasileira sobre procedimentos retóricos utilizados na publicidade encontra exemplos em obras que abordam a historiografia da linguagem publicitária e em pesquisas sobre suas estratégicas discursivas. Em relação a estas últimas, destacam-se os argumentos mais frequentes na publicidade, como lugares de qualidade e quantidade, apelos à autoridade, comparações etc. O artigo apresenta e discute dois novos estratagemas retóricos (a desvantagem como vantagem e a bipolaridade de marcas) e traz análises de comerciais e peças impressas contemporâneas que se valem de uma, ou de outra, dessas artimanhas.

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Biographie de l'auteur-e

João Luís Anzanello Carrascoza, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

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Publié-e

2025-12-07

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Carrascoza, J. L. A. (2025). O avesso do avesso: novas artimanhas publicitárias. E-Compós. https://doi.org/10.30962/e-comps.3213

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